Durante o mês de novembro, Macapá realiza a Semana da Consciência Negra, que neste ano tem como tema “Amazônia Negra: memória, território e o futuro de Macapá”. A programação, promovida pela Prefeitura de Macapá, começou nesta terça-feira (4) e segue até o dia 12 de novembro, com uma série de atividades culturais, homenagens e debates voltados à valorização da identidade negra e ao combate ao racismo.
O evento é organizado pelo Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir) e tem como foco exaltar a cultura afro-macapaense.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
A abertura oficial ocorreu no Museu de Artes, Culturas e Memórias Negras, onde foram entregues certificações da Fundação Palmares e inaugurada a exposição Maria Tavares, uma homenagem à cantora que se tornou um dos maiores símbolos da resistência e representatividade negra no Amapá.
Na sexta-feira (7), das 17h às 23h, a Praça Largo dos Inocentes recebe o evento “Fim de Tarde no Largo dos Inocentes”, com apresentações artísticas, manifestações afro-brasileiras e participação de talentos locais.
A programação continua no sábado (8), às 17h, com a entrega do DNA referente ao projeto Genoma do Brasil, realizado em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), também no Museu de Artes, Culturas e Memórias Negras.
No domingo (9), das 8h às 12h30, o museu recebe a primeira edição do projeto “Domingo no Museu”, que promoverá mensalmente atividades voltadas à cultura negra.
O encerramento da Semana será no dia 12 de novembro, das 8h às 18h, com o I Encontro Municipal de Educação, Cultura e Ancestralidade Afro-Macapaense, no Teatro Municipal Fernando Canto.
Maria Tavares: símbolo da cultura afro-macapaense
Nascida em Macapá, em 23 de junho de 1941, Maria Tavares de Araújo, conhecida artisticamente como Tavares, é lembrada por sua força, talento e contribuição à valorização da cultura negra no estado. A artista iniciou sua trajetória ainda jovem, cantando no coral da Igreja Matriz de São José.
Durante as décadas de 1970 e 1980, participou de diversos grupos musicais que marcaram a cena cultural amapaense. Foi intérprete da escola de samba Piratas Estilizados e se apresentou em locais tradicionais como o Oásis, Balaio Drinks e o Círculo Militar.
Programação completa da Semana da Consciência Negra
Abertura oficial e entrega de certificações da Fundação Palmares
4 de novembro – 8h30
Museu de Artes, Culturas e Memórias Negras
Abertura da exposição Maria Tavares
4 de novembro – 16h30
Museu de Artes, Culturas e Memórias Negras
Fim de Tarde no Largo dos Inocentes
7 de novembro – 17h às 23h
Praça Largo dos Inocentes
Entrega do DNA – Projeto Genoma do Brasil (USP)
8 de novembro – 17h
Museu de Artes, Culturas e Memórias Negras
Domingo no Museu
9 de novembro – 8h às 12h30
Museu de Artes, Culturas e Memórias Negras
Encerramento – I Encontro Municipal de Educação, Cultura e Ancestralidade Afro-Macapaense
12 de novembro – 8h às 18h
Teatro Municipal Fernando Canto

