Portal Castello Connection
Cultura

Semana da Consciência Negra celebra a cultura afro-macapaense

O evento é organizado pelo Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir).

(Foto: Jesiel Braga/PMM)

Durante o mês de novembro, Macapá realiza a Semana da Consciência Negra, que neste ano tem como tema “Amazônia Negra: memória, território e o futuro de Macapá”. A programação, promovida pela Prefeitura de Macapá, começou nesta terça-feira (4) e segue até o dia 12 de novembro, com uma série de atividades culturais, homenagens e debates voltados à valorização da identidade negra e ao combate ao racismo.

O evento é organizado pelo Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir) e tem como foco exaltar a cultura afro-macapaense.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

A abertura oficial ocorreu no Museu de Artes, Culturas e Memórias Negras, onde foram entregues certificações da Fundação Palmares e inaugurada a exposição Maria Tavares, uma homenagem à cantora que se tornou um dos maiores símbolos da resistência e representatividade negra no Amapá.

Na sexta-feira (7), das 17h às 23h, a Praça Largo dos Inocentes recebe o evento “Fim de Tarde no Largo dos Inocentes”, com apresentações artísticas, manifestações afro-brasileiras e participação de talentos locais.

A programação continua no sábado (8), às 17h, com a entrega do DNA referente ao projeto Genoma do Brasil, realizado em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), também no Museu de Artes, Culturas e Memórias Negras.

No domingo (9), das 8h às 12h30, o museu recebe a primeira edição do projeto “Domingo no Museu”, que promoverá mensalmente atividades voltadas à cultura negra.

O encerramento da Semana será no dia 12 de novembro, das 8h às 18h, com o I Encontro Municipal de Educação, Cultura e Ancestralidade Afro-Macapaense, no Teatro Municipal Fernando Canto.

Maria Tavares: símbolo da cultura afro-macapaense

Nascida em Macapá, em 23 de junho de 1941, Maria Tavares de Araújo, conhecida artisticamente como Tavares, é lembrada por sua força, talento e contribuição à valorização da cultura negra no estado. A artista iniciou sua trajetória ainda jovem, cantando no coral da Igreja Matriz de São José.

Durante as décadas de 1970 e 1980, participou de diversos grupos musicais que marcaram a cena cultural amapaense. Foi intérprete da escola de samba Piratas Estilizados e se apresentou em locais tradicionais como o Oásis, Balaio Drinks e o Círculo Militar.

Programação completa da Semana da Consciência Negra

Abertura oficial e entrega de certificações da Fundação Palmares
4 de novembro – 8h30
Museu de Artes, Culturas e Memórias Negras

Abertura da exposição Maria Tavares
4 de novembro – 16h30
Museu de Artes, Culturas e Memórias Negras

Fim de Tarde no Largo dos Inocentes
7 de novembro – 17h às 23h
Praça Largo dos Inocentes

Entrega do DNA – Projeto Genoma do Brasil (USP)
8 de novembro – 17h
Museu de Artes, Culturas e Memórias Negras

Domingo no Museu
9 de novembro – 8h às 12h30
Museu de Artes, Culturas e Memórias Negras

Encerramento – I Encontro Municipal de Educação, Cultura e Ancestralidade Afro-Macapaense
12 de novembro – 8h às 18h
Teatro Municipal Fernando Canto

Relacionados

Startups do Amapá concorrem a ‘Oscar da sustentabilidade’ criado pelo príncipe William

Thayná Sousa

Isabelle Nogueira estreia como musa da Grande Rio em noite de samba e brilho

Ingrid Galvão

Lendas do rock estão de volta: AC/DC anuncia apresentação única no Brasil em 2026

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais