Portal Castello Connection
Política

Semana sem Telas: projeto quer reduzir tempo de crianças em celulares e videogames

A proposta visa promover a conscientização da sociedade sobre os riscos do consumo digital desenfreado.

Foto: Getty Images

Em resposta à crescente preocupação com os impactos do uso excessivo de telas por crianças e adolescentes, o deputado estadual George Lins (União Brasil) apresentou, na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), um projeto de lei que institui a “Semana sem Telas”. A proposta visa promover a conscientização da sociedade sobre os riscos do consumo digital desenfreado e estimular experiências de lazer e convivência longe dos dispositivos eletrônicos.

“A ‘Semana Sem Telas’ tem como objetivo sensibilizar a sociedade, em especial pais, responsáveis, educadores, profissionais da saúde e crianças e adolescentes, sobre os impactos negativos da exposição excessiva às telas e a importância da desconexão digital para o desenvolvimento físico, emocional e social”, destaca o projeto.

A iniciativa está prevista para acontecer anualmente na primeira semana de novembro e contará com ações voltadas para pais, responsáveis, educadores, profissionais da saúde e, especialmente, o público infantojuvenil. A ideia central é criar uma rede de apoio e informação sobre os efeitos negativos da exposição prolongada a celulares, computadores, televisores e outros aparelhos digitais, além de sugerir práticas alternativas que favoreçam o desenvolvimento saudável.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

O projeto foi motivado por estudos e observações sobre os prejuízos associados ao uso descontrolado de tecnologias por crianças e adolescentes.

Especialistas da área da saúde e da educação vêm alertando para o aumento de diagnósticos relacionados à saúde mental em jovens, muitos deles agravados pela imersão constante em ambientes digitais. Além disso, a dependência de estímulos rápidos e constantes fornecidos por vídeos, jogos e redes sociais pode afetar a capacidade de concentração, o desempenho escolar e as habilidades socioemocionais.

Atividades educativas e culturais

Durante a “Semana sem Telas”, serão realizadas atividades como oficinas interativas, palestras educativas, eventos culturais e desafios práticos dentro das escolas e comunidades. O foco estará na promoção de vivências que incentivem o contato com a natureza, o esporte, a leitura, o brincar coletivo e o fortalecimento de laços familiares.

O projeto também busca envolver diretamente as famílias, especialmente dos pais e responsáveis, para promover o engajamento nas atividades propostas e acompanhar a redução do uso de telas pelos filhos, fortalecendo o vínculo familiar e estimulando a convivência social fora do ambiente digital.

*Fonte: AM POST

Relacionados

Trump diz que os dias de Maduro como presidente da Venezuela estão contados

Thayná Sousa

STF discute destino de Bolsonaro

Thayná Sousa

Lei torna permanentes mudanças no Imposto de Renda e amplia faixa de isenção para até R$ 5 mil

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais