Portal Castello Connection
Política

Senado aprova aumento de pena para exploração sexual de crianças e adolescentes

O PL 425/2024 modifica o Código Penal, aumentando a pena de quatro a dez anos para seis a 12 anos de reclusão.

(Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (8), um projeto que eleva a punição para crimes de exploração sexual de crianças e adolescentes. Caso não haja recurso para votação em plenário, a proposta seguirá direto para a Câmara dos Deputados.

O PL 425/2024 modifica o Código Penal, aumentando a pena de quatro a dez anos para seis a 12 anos de reclusão. A mudança busca tornar a punição mais condizente com a gravidade dos crimes e reduzir a possibilidade de benefícios legais que possam flexibilizar a execução da pena.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Segundo a relatora da proposta, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), o endurecimento tem efeito dissuasório e reforça a proteção de crianças e adolescentes. Ela ressaltou que a exploração sexual de menores, frequentemente organizada de forma sistemática e com fins lucrativos, é uma das violações de direitos humanos mais graves e exige resposta penal proporcional.

Além de ampliar as penas, o projeto visa alinhar a legislação brasileira aos compromissos internacionais do país, como a Convenção sobre os Direitos da Criança e o Protocolo Facultativo relativo à venda de crianças, prostituição infantil e pornografia infantil.

Relacionados

Lula critica derrubada da MP que buscava recursos para políticas sociais: “Votaram contra o povo”

Ingrid Galvão

Justiça Eleitoral barra repasse de verbas a três partidos no Amazonas

Ingrid Galvão

Pesquisa aponta rejeição a Bolsonaro e Lula nas eleições de 2026

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais