Portal Castello Connection
Política

CCJ do Senado aprova fim da reeleição para presidente, governadores e prefeitos

A PEC ainda precisa passar pelo plenário do Senado e, depois, pela Câmara dos Deputados.

Foto: Giuliano Gomes/PR Press

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (21), o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 12/2022, que acaba com o direito à reeleição para cargos do Executivo: presidente da República, governadores e prefeitos.

A proposta, de autoria do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), também amplia a duração dos mandatos para cinco anos e prevê a unificação das eleições a partir de 2034. A PEC ainda precisa passar pelo plenário do Senado e, depois, pela Câmara dos Deputados.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Se aprovada, a reeleição será permitida pela última vez para prefeitos eleitos em 2024 (reeleição em 2028) e para presidentes e governadores eleitos em 2026 (reeleição em 2030). Após esses ciclos, os novos eleitos não poderão mais tentar um segundo mandato consecutivo.

Deputados, senadores e vereadores continuam com possibilidade de reeleição. Para o Senado, o mandato passaria a ser de cinco anos a partir de 2030.

O texto também prevê que, dentro dos mandatos de cinco anos, os presidentes da Câmara e do Senado sejam escolhidos duas vezes: um para três anos e outro para dois. A eleição unificada — incluindo cargos do Executivo e Legislativo em todas as esferas — deve acontecer a cada cinco anos, começando em 2034.

 

 

Relacionados

Reforma, segurança e orçamento: os temas que vão agitar o Congresso em novembro

Brasil 61

Roberto Cidade destaca apoio a políticas de dignidade menstrual

Thayná Sousa

Comissão da Câmara aprova regra para manter ex-cônjuge em plano de saúde após divórcio

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais