Portal Castello Connection
Educação

Senado aprova polĂ­tica de qualidade de vida para educadores

Texto vai agora para sanção do presidente Lula

Foto: (Sumaia Vilela / AgĂŞncia Brasil)

O Senado aprovou nesta quinta-feira (24) o projeto de lei que cria a Política de Bem-Estar, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho e Valorização dos Profissionais da Educação. O texto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e agora vai para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O programa deve prever ações de qualidade de vida para reduzir as faltas ao trabalho e melhorar o desempenho dos educadores. A implantação é obrigatório para o sistema público de ensino, e optativa para as instituições privadas.

A União, estados, municípios e o Distrito Federal terão prazo de um ano, a partir da publicação da lei, para apresentar os planos, que deverão ser atualizados até seis após a posse do chefe do Poder Executivo de cada unidade da Federação.

Nos planos, devem constar indicadores e mecanismos para medir os resultados e o clima organizacional, entre eles o número de faltas, acidentes de trabalho e readaptação funcional. Essas avaliações terão de ser publicadas a cada ano e ao final da gestão do chefe do Poder Executivo (presidente, governador e prefeito).

“O projeto alinha a missĂŁo institucional do professor Ă s suas necessidades de bem-estar — definido como a satisfação do profissional em relação Ă  organização, Ă s condições de trabalho e Ă s práticas de gestĂŁo. A proposta pretende que o sistema educacional trabalhe com uma visĂŁo integrada da saĂşde do trabalhador. No quesito valorização do profissional, o texto prevĂŞ o reconhecimento institucional da boa atuação dos servidores”, diz material publicado pela AgĂŞncia Senado.

Relacionados

PĂ© de Meia: Saiba quais estudantes tĂŞm direito ao incentivo de R$1 mil do Governo Federal

Redação

UEA divulga inscrições para 101 vagas em turmas do pré-vestibular AprovENS

Redação

Fies: estudantes pré-selecionados devem finalizar inscrição hoje

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais