Portal Castello Connection
Política

Senado aprova projeto que obriga SUS a distribuir cordão de girassol para pessoas com deficiências ocultas

Para dar mais visibilidade e facilitar o dia a dia de pessoas com deficiências invisíveis, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá distribuir o cordão de girassol, acessório usado internacionalmente para identificar essas condições

(Foto: Divulgação)

Para dar mais visibilidade e facilitar o dia a dia de pessoas com deficiências invisíveis, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá distribuir o cordão de girassol, acessório usado internacionalmente para identificar essas condições. A medida foi aprovada nesta quarta-feira (17) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado e segue agora para análise do Plenário.

A proposta é de autoria do deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM) e já havia sido aprovada pela Comissão de Direitos Humanos (CDH). O relator, senador Plínio Valério (PSDB-AM), ressaltou que a iniciativa é fundamental para promover respeito e empatia a pessoas com deficiência que não apresentam sinais visíveis.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Segundo Valério, a distribuição do cordão terá baixo impacto orçamentário e poderá ser feita de maneira simples nas unidades de saúde e em campanhas educativas, fortalecendo a conscientização sobre a importância do respeito às diferenças.

O projeto altera o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015), incluindo a entrega gratuita do cordão entre os serviços do SUS. A justificativa destaca que o acessório ajuda a evitar constrangimentos e facilita o acesso a direitos de quem enfrenta limitações invisíveis à sociedade.

Relacionados

Reforma, segurança e orçamento: os temas que vão agitar o Congresso em novembro

Brasil 61

Roberto Cidade destaca apoio a políticas de dignidade menstrual

Thayná Sousa

Comissão da Câmara aprova regra para manter ex-cônjuge em plano de saúde após divórcio

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais