26.3 C
Manaus
26/02/2025
Portal Castello Connection
Política

Senador Eduardo Braga pede solução urgente para porto de Borba, no AM

O local foi interditado porque foram danificadas as pontes de acesso e o cais flutuante.

Foto: Divulgação

Após acidente ocorrido no porto de Borba (distante 150 km de Manaus), na tarde do último domingo (23), o senador Eduardo Braga entrou em contato com a diretoria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O parlamentar solicitou que fossem adotadas as providências para corrigir os danos causados após uma balsa particular colidir com o porto. O local foi interditado porque foram danificadas as pontes de acesso e o cais flutuante.

Uma equipe composta por engenheiros civil e naval, soldadores e montadores, coordenada pelo superintendente regional do DNIT no Estado do Amazonas, Orlando Fanaia, esteve no município de Borba nesta segunda-feira (24). No local, os técnicos identificaram a gravidade dos danos e produziram relatório sobre as medidas a serem executadas. Na terça-feira, será feita a preparação de cabos de amarração para mitigar o risco de as pontes afundarem no rio Madeira. Além disso, será avaliada a possibilidade da energização da componente naval.

“Somente após garantirmos segurança às pontes através de amarração emergencial, avaliaremos os guinchos elétricos e o real status das linhas de fundeio de popa do flutuante principal, que aparentemente também foram rompidas com o acidente. Teremos uma reunião emergencial, em Brasília, com técnicos nacionais, do Amazonas e da empresa causadora do acidente. Estamos priorizando as ações por solicitação do senador Eduardo Braga”, declarou o superintendente.

Reunião

Nesta terça-feira (25), Orlando Fanaia seguirá para a sede da autarquia em Brasília a fim de relatar a situação que afetou o principal modal de transporte da região, o aquaviário. Com o porto interditado, o embarque e desembarque de cargas e de passageiros ficará comprometido, afetando a vida de mais de 42 mil pessoas.

O senador Eduardo Braga tem acompanhado a situação e se colocou à disposição do superintendente para interceder junto à diretoria nacional para resolver o problema no menor tempo possível.

*Fonte: D24am

Relacionados

Arthur Neto diz que nunca cometeu ‘nenhum ato desmoralizador’ após operação da PF

Redação

Justiça mantém suspensão do reajuste da tarifa de ônibus e marca audiência de conciliação

Redação

Vereadores de Manaus começam feriado de carnaval mais cedo

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais