Portal Castello Connection
Amazonas

Serviços no Amazonas registram maior queda do país em julho, aponta IBGE

O volume de prestação de serviços no Amazonas teve a maior retração entre todos os Estados brasileiros em julho, segundo a pesquisa Mensal de Serviços divulgada nesta sexta-feira (12).

(Foto: Reprodução/internet)

O volume de prestação de serviços no Amazonas teve a maior retração entre todos os Estados brasileiros em julho, segundo a pesquisa Mensal de Serviços divulgada nesta sexta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O setor no estado caiu 3,5% em relação a junho/2025, enquanto a média nacional apresentou crescimento de 0,3%.

Apesar do recuo no Amazonas, o setor de serviços no Brasil se mantém 18,5% acima do nível pré-pandemia, alcançando o ponto mais alto da série histórica. Entre as cinco atividades analisadas pelo IBGE, três registraram crescimento no país. O destaque vai para informação e comunicação, com alta de 1,0%, após variação negativa de 0,1% em junho.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Outros avanços vieram dos serviços profissionais, administrativos e complementares (0,4%) e dos serviços prestados às famílias (0,3%). O primeiro segmento cresceu após estabilidade no mês anterior, enquanto o segundo recuperou parcialmente perdas acumuladas entre abril e junho (-1,9%).

Em contrapartida, os transportes (-0,6%) registraram a principal retração, eliminando parte do ganho de junho (1,6%). Outros serviços (-0,2%) também caíram pelo segundo mês consecutivo, acumulando perda de 1,7%.

O resultado evidencia a instabilidade do setor de serviços no Amazonas em contraste com a média nacional, indicando desafios específicos para a economia local.

Relacionados

Ufam abre inscrições para o PSC 2025 com 2.386 vagas para graduação

Thayná Sousa

Inscrições para o Bolsa Universidade abrem dia 22 com 40 mil vagas disponíveis

Thayná Sousa

TCE-AM anuncia planejamento de novo concurso público com vagas em várias áreas

Thayná Sousa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais