Portal Castello Connection
Educação

Servidores do Ifam aderem à greve nacional em 18 unidades, no Amazonas

Unidades paralisaram as atividades nesta última segunda-feira (15).

Foto: Reprodução

Os servidores de Institutos Federais do Amazonas aderiram, nesta segunda-feira (15), à greve nacional aprovada pelo Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe). Entre os campi do Estado que paralisaram as atividades estão Manaus, Parintins e Maués. Entre as principais reivindicações estão a reestruturação das carreiras e o reajuste salarial.

O movimento paredista da categoria que inclui docentes e técnicos administrativos foi declarado no dia 3 de abril e segue por tempo indeterminado, de acordo com o Sinasefe.

A coordenação do Instituto Federal do Amazonas informou que as paralisações aconteceram após inúmeras tentativas de negociação com o governo.

“Até o momento as tentativas de negociação não resultaram em avanços significativos para atender às reivindicações dos Técnico em Assuntos Educacionais (TAEs). Dessa forma, a greve surge como um instrumento de pressão para que as demandas da categoria, por reajuste salarial e reestruturação da carreira, sejam finalmente reconhecidas e atendidas”.

Todos as 18 unidades do Ifam aderiram à greve.

Reivindicações

Segundo o Sinasefe, a principal pauta de reivindicações são a reestruturação das carreiras de técnicos administrativos (PCCTAE) e docentes (EBTT) e o reajuste salarial.

Os servidores também reivindicam a revogação de “todas as normas que prejudicam a educação federal aprovadas nos governos Temer (2016-2018) e Bolsonaro (2019-2022)”, além da recomposição do orçamento e o reajuste imediato dos auxílios e bolsas dos estudantes.

Greve nacional

A greve nacional foi aprovada durante rodadas de assembleias realizadas desde o dia 18 de março de 2024. A atividade contou com a participação de 58 seções sindicais e mais de 210 pessoas.

Ainda de acordo com a Sinasefe, até a quinta-feira (11), mais de 470 unidades de ensino tinham aderido à greve nacional.

*Fonte: Acrítica

Relacionados

Pé de Meia: Saiba quais estudantes têm direito ao incentivo de R$1 mil do Governo Federal

Redação

UEA divulga inscrições para 101 vagas em turmas do pré-vestibular AprovENS

Redação

Fies: estudantes pré-selecionados devem finalizar inscrição hoje

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais