Portal Castello Connection
Política

Sete homens disputam a Prefeitura de Manaus

Concorrem a prefeito: Alberto Neto, Amom Mandel, David Almeida, Gilberto Vasconcelos, Marcelo Ramos, Roberto Cidade e Wilker Barreto.

Fotos: Divulgação

Encerradas as convenções partidárias, sete candidatos disputarão a Prefeitura de Manaus no dia 6 de outubro deste ano: Alberto Neto (PL), Amom Mandel (Cidadania), David Almeida (Avante), Gilberto Vasconcelos (PSTU), Marcelo Ramos (PT), Roberto Cidade (União) e  Wilker Barreto (Mobiliza).

Os candidatos que terão as maiores coligações Roberto Cidade Marcelo Ramos, cada um com sete partidos em sua base de apoio.

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), Roberto Cidade, conta com o apoio do governador Wilson Lima, dirigente do União Brasil no estado. O arco de alianças da coligação Bora Mudar Manaus inclui ainda o Podemos de Alessandra Campelo, o PSB de Serafim Corrêa, o PMB de Rozenha, o PP de Coronel Menezes – seu candidato a vice –, o PRD do deputado estadual  Felipe Souza e o Republicanos do deputado federal  Silas Câmara.

A coligação pode fazer com que Cidade tenha o maior tempo de TV entre os candidatos. Um estudo preliminar do instituto Perspectiva Mercado e Opinião indica que o candidato pode ter direito a 14 minutos e 53 segundos diários de propaganda nos meios de comunicação, o equivalente a 29,8 inserções de 30 segundos todos os dias.

Os números oficiais, contudo, só serão conhecidos após divulgação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O tempo de propaganda é proporcional ao número de deputados federais eleitos pelo partido na eleição geral anterior. Nesse caso, as eleições de 2022.

 À esquerda

O ex-deputado federal Marcelo Ramos conseguiu colocar em seu arco de alianças todos os partidos de esquerda e centro-esquerda na cidade de Manaus. Filiado ao PT, Marcelo Ramos representa a Federação Brasil da Esperança (FE Brasil), formada pelo PT em conjunto com o  PCdoB e o PV.

Meses atrás, o presidente estadual do Solidariedade, o superintendente da Suframa Bosco Saraiva, confirmou ao  A CRÍTICA que a sigla caminharia ao lado de Marcelo Ramos. O partido faz parte da base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que convidou pessoalmente o ex-deputado para ser candidato a prefeito de Manaus.

A coligação conseguiu o apoio do PDT, de Luiz Castro, que foi escolhido como candidato a vice-prefeito. O partido Rede, federado com o PSOL, deu apoio unilateral ao petista mesmo quando a advogada Natália Demes (PSOL) ainda constava como pré-candidata.

No fim de semana, ela retirou sua candidatura para que a federação se unisse ao restante do campo progressista, totalizando sete partidos na coligação Manaus Mais Forte. O estudo preliminar da Perspectiva indica que a candidatura da esquerda possa ter pelo menos 9 minutos e 42 segundos, ou 19,4 inserções de 30 segundos por dia.

Reeleição

O prefeito David Almeida, do Avante,  conta  com o apoio dos nanicos Agir e Democracia Cristã  e dos gigantes MDB, do sendaor  Eduardo Braga, e PSD, do senador Omar Aziz.

Concorrendo com uma chapa puro-sangue, quando ambos os candidatos pertencem ao mesmo partido, David Almeida terá  Renato Junior, ex-titular da Seminf, como seu candidato a vice. Graças aos partidos dos senadores, a coligação pode ter direito a 7 minutos e 24 segundos, ou 14,9 inserções diárias de 30 segundos, de acordo com as preliminares do instituto Perspectiva.

A coligação Ordem e Progresso, composta pelo PL e Novo,  do Capitão Alberto Neto (PL), deve ter  7 minutos e 59 segundos. O PL do ex-presidente Jair Bolsonaro fechou aliança com o  Novo, colocando a empresária e professora Maria do Carmo Seffair como vice na chapa.

*Fonte: Acrítica

Relacionados

Arthur Neto diz que nunca cometeu ‘nenhum ato desmoralizador’ após operação da PF

Redação

Justiça mantém suspensão do reajuste da tarifa de ônibus e marca audiência de conciliação

Redação

Vereadores de Manaus começam feriado de carnaval mais cedo

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais