Um incêndio de grandes proporções atingiu um depósito de uma distribuidora na Rua do Fuxico, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus, nesta terça-feira, o que mobilizou empresários e moradores da região. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), 12 edificações foram atingidas e sete tiveram suas estruturas comprometidas.
De acordo com testemunhas, o incidente foi percebido inicialmente pelo forte cheiro de queimado, sem explosões. “Quando sentimos o cheiro, vimos os funcionários da distribuidora correndo para pegar extintores, mas o fogo já estava alto”, relatou Ronaldo Ferreira, empresário e dono de uma oficina de motos localizada ao lado do depósito.
Segundo Ronaldo, a estrutura do depósito foi determinante para evitar danos à oficina vizinha.
Já Josiane Monteiro, cuja família reside nas proximidades, recebeu a notícia do incêndio por meio do marido. Sua sobrinha, que chegou antes ao local, encontrou o pai em estado de choque. “Só conseguimos salvar alguns itens, como a geladeira. Os inquilinos das casas alugadas também tiveram que tirar seus pertences por medo”, lamentou.
O combate às chamas contou com a intervenção dos bombeiros, mas trouxe complicações adicionais. “Infelizmente, eles precisaram danificar alguns canos na propriedade, o que vai gerar mais despesas para consertar”, acrescentou Josiane. Sua principal preocupação é com a possibilidade de o incêndio ter comprometido a casa do pai, que é uma herança de família.
Os moradores da área se mobilizaram para ajudar outras lojas e moradores a retirarem seus pertences e diminuir os danos. A rápida reação dos presentes evitou que o incêndio se espalhasse ainda mais, reforçando o sentimento de solidariedade entre a comunidade.
*Fonte: Acrítica