Portal Castello Connection
Economia

Setor de serviços cresce 10,9% em janeiro de 2024 no Amazonas, diz IBGE

Resultado colocou o Estado na primeira posição do ranking nacional. Com isso, as atividades de Serviços começaram o ano de forma bem positiva, depois de um 2023 de muitas dificuldades para o setor.

Foto: Pixabay

O setor de serviços no Amazonas teve um aumento de 10,9%, em janeiro deste ano, em relação a dezembro de 2023. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado colocou o Estado na primeira posição do ranking nacional. Com isso, as atividades de Serviços começaram o ano de forma bem positiva, depois de um 2023 de muitas dificuldades para o setor.
A variação de 10,9% no volume de serviços prestados em janeiro, no Amazonas, foi 7,6 pontos percentuais maior que a de dezembro de 2023 e 10,2 pontos percentuais maior que a variação nacional. A taxa de janeiro foi a maior variação dos últimos doze meses.
Na comparação com as demais Unidades da Federação, o Amazonas ficou na liderança do ranking nacional. Os melhores resultados foram do Amazonas (10,9%), Rio de Janeiro (5,3%) e Roraima (5,1%). Os piores desempenhos ficaram com Rio Grande do Norte (-3,6%), Goiás (0,1%) e Bahia (0,2%).
AM fica entre Estados com melhores taxas positivas em Serviços
Conforme o levantamento, nacionalmente, 16 das 27 unidades da Federação assinalaram expansão no volume de serviços em janeiro de 2024, na comparação com o mês imediatamente anterior, acompanhando o avanço observado no resultado do Brasil (0,7%).
Entre os locais que apontaram taxas positivas nesse mês, o impacto mais importante veio do Rio de Janeiro (5,3%), seguido por São Paulo (0,8%), Amazonas (10,9%), Distrito Federal (2,8%) e Paraná (1,5%). Em contrapartida, Mato Grosso (-3,3%) e Bahia (-1,6%), seguidos por Mato Grosso do Sul (-2,4%), Pará (-2,1%) e Goiás (-1,3%) exerceram as principais influências negativas do mês.
No país, os segmentos com melhor volume de serviços, em relação a dezembro, foram o de Informação e Comunicação, com serviços audiovisuais, de edição e de agências de notícias (27,6%).
Pesquisa Mensal de Serviços
A PMS produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no país, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.
Há resultados para o Brasil e todas as Unidades da Federação. Os resultados podem ser consultados no Sidra.
Esta é a décima terceira divulgação da nova série da pesquisa, que passou por atualizações na seleção da amostra de empresas, além de alterações metodológicas, com o objetivo de retratar mudanças econômicas na sociedade.
São atualizações já previstas e implementadas periodicamente pelo IBGE. A próxima divulgação da Pesquisa Mensal de Serviços, relativa ao mês de fevereiro, será em 12 de abril.
*Fonte: G1 AM

Relacionados

99 anuncia investimento de R$ 2 bilhões no Brasil e expansão do 99 Food

Ingrid Galvão

Taxa de desemprego no Brasil cai para 5,6%, menor desde 2012

Ingrid Galvão

INSS vai devolver R$ 1,29 bilhão a aposentados; veja como receber até segunda

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais