O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou nesta segunda-feira (10/11) que três tornados atingiram municípios da região central do estado na última sexta-feira (7). As formações ocorreram em Rio Bonito do Iguaçu, Guarapuava e Turvo, provocando destruição e prejuízos em larga escala.
Em Rio Bonito do Iguaçu, cerca de 90% das construções foram destruídas. Os ventos, inicialmente estimados em 250 km/h, foram revisados para até 330 km/h, segundo atualização feita pelo Simepar. A formação ocorreu dentro de uma supercélula o tipo mais intenso de tempestade atmosférica.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
Equipes técnicas realizaram vistorias nas áreas afetadas e cruzaram os dados obtidos em campo com registros dos sistemas de monitoramento, o que permitiu confirmar a ocorrência dos três tornados.
De acordo com o Simepar, as condições atmosféricas do dia com alta umidade, calor intenso e variações bruscas na direção e intensidade dos ventos em diferentes altitudes criaram o cenário ideal para tempestades severas.
Os municípios de Guarapuava e Turvo, localizados a cerca de 130 e 166 quilômetros de Rio Bonito do Iguaçu, respectivamente, também registraram danos estruturais significativos e seguem contabilizando prejuízos.

