Portal Castello Connection
Política

Somente 26 dos 41 vereadores de Manaus se posicionaram em rede social sobre os desastres das chuvas

Uma líder comunitária morreu após deslizamento de terra na zona norte.

Foto: Danilo Mello/Aleam

Após Manaus enfrentar alagamentos e deslizamentos nesta quarta-feira (20), somente 26 dos 41 vereadores da capital se pronunciaram no Instagram sobre o desastre, que vitimou a líder comunitária Sammya Costa Maciel, de 45 anos, em uma das comunidades afetadas na Zona Norte.

Os parlamentares que não publicaram nenhum conteúdo sobre os desastres são: Aldenor Lima (União), Allan Campelo (Podemos), Pai Amado (Avante), Gilmar Nascimento (Avante), João Carlos (Republicanos), Joelson Silva (Avante), Kennedy Marques (MDB), Marcelo Serafim (PSB), Mitoso (MDB), Paulo Tyrone (PMB), Professor Samuel (PSD), Raulzinho (MDB), Roberto Sabino (Republicanos), Rosinaldo Bual (Agir) e Rosivaldo Cordovil (PSDB).

Os vereadores Yomara Lins (Podemos), Sérgio Baré (PRD), Saimon Bessa (União), Rodinei Ramos (Avante), Eurico Tavares (PSD), Everton Assis (União), Marco Castilhos (União), Jaildo Oliveira (PV), João Paulo Janjão (Agir) e Professora Jacqueline (União) publicaram nota de pesar lamentando a morte da líder comunitária.

Já os parlamentares da base do prefeito divulgaram um vídeo de David Almeida (Avante) sobre os sistemas de monitoramento e contenção de sinistros. São eles: Dione Carvalho (Agir), Eduardo Assis (Avante), Eduardo Alfaia (Avante), Elan Alencar (DC) e Jander Lobato (PSD). O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), David Reis (Avante), divulgou uma nota de pesar em nome da Casa Legislativa e dos demais vereadores.

“Essa fatalidade evidencia a necessidade de atenção e união em momentos difíceis como este. Somente entre 14h e 16h, Manaus registrou 58,60 mm de precipitação, um volume significativo de chuva em curto período, o que contribuiu para alagamentos e deslizamentos em diversas áreas da cidade”, diz um dos trechos.

 Já a oposição criticou, mais uma vez, a falta de infraestrutura da cidade e pediu que o prefeito cancele o show do cantor Sidney Magal, agendado para o aniversário de um ano do Mirante Lúcia Almeida, por “haver prioridades”. As críticas foram feitas por Capitão Carpê (PL), Coronel Rosses (PL), Diego Afonso (União), Rodrigo Guedes (PP), Raiff Matos (PL), Zé Ricardo (PT), Sargento Salazar (PL) e Rodrigo Sá (PP).

“A dor e a revolta. O descaso com os moradores das áreas de risco é gravíssimo. Não adianta culpar a população por morar em áreas de risco. Ninguém mora em área de risco porque quer. Será que essas vidas perdidas não são o suficiente para que algo seja feito?”, disse Capitão Carpê.

O vereador Zé Ricardo gravou um vídeo criticando a recorrência dos desastres. “Mais um dia de chuva em Manaus. Em todos os bairros a gente vê as consequências da falta de estrutura e drenagem.”

Coronel Rosses, Rodrigo Guedes e Raiff Matos criticaram a prefeitura por “omissão”. Eles também pediram que o show de Sidney Magal seja cancelado.
“Pedimos publicamente que o cantor Sidney Magal recuse o convite para vir a Manaus. A cidade não está em condições de receber eventos festivos, pois enfrenta um momento de luto e crises”, diz a publicação de Rosses.

Os vereadores Thayssa Lippy (PRD) e Ivo Neto (PMB), que não fazem parte da oposição declarada ao prefeito, também criticaram a ausência de políticas públicas.
“Hoje, Manaus se depara com essa tragédia, com o falecimento de uma pessoa em decorrência de um deslizamento. As fortes chuvas têm se tornado frequentes em nossa cidade, e não observamos ações por parte da prefeitura que possam neutralizar os constantes alagamentos que temos sofrido”, disse a vereadora.
Ivo Neto afirmou que a tragédia resultou na “perda irreparável de uma vida” e cobrou que sejam tomadas medidas preventivas de limpeza de igarapés, desobstrução da rede de esgoto, drenagem e habitação.

*Fonte: Acrítica

Relacionados

Nove Deputadas acionam Conselho de Ética contra Plínio Valério

Redação

Prefeitura anuncia radares meteorológicos e ações emergenciais contra chuvas em Manaus

Redação

Lula critica taxação de Trump e diz que “razão deve voltar a falar mais alto”

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais