O príncipe William participa nesta quarta-feira (5), no Rio de Janeiro, da cerimônia do Earthshot Prize, prêmio internacional de sustentabilidade idealizado por ele. Três startups amapaenses — Amazon Biofert, Engenho Café de Açaí e Mazodan — estão entre os finalistas.
Criado em 2020, o Earthshot Prize reconhece anualmente cinco iniciativas ambientais inovadoras, cada uma contemplada com £1 milhão (cerca de R$ 7,3 milhões).
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
Esta é a primeira vez que a cerimônia acontece na América do Sul. O evento antecede a pré-COP30, encontro preparatório para a conferência do clima que ocorrerá entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém (PA).
Nesta edição, concorrem grupos indígenas, ONGs e comunidades locais. As três startups do Amapá são as únicas representantes da Amazônia e participam em diferentes categorias do prêmio.
Ao todo, 15 finalistas disputam as cinco categorias do Earthshot Prize: Proteger a Natureza, Limpar o Ar, Reviver os Oceanos, Reduzir Resíduos e Reparar o Clima. Apenas cinco projetos serão premiados com o incentivo financeiro.

