Portal Castello Connection
Política

STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão e determina perda do mandato

A defesa de Carla Zambelli afirma que a condenação é “política e desproporcional” e promete recorrer.

A maioria da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) votou pela condenação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e do hacker Walter Delgatti Neto por envolvimento na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A decisão foi tomada em sessão virtual nesta sexta-feira (9).

Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão em regime fechado, além de multa, inelegibilidade e perda do mandato parlamentar, que ainda dependerá de confirmação pela Câmara dos Deputados após o trânsito em julgado. Já Delgatti recebeu pena de 8 anos e 3 meses de reclusão, também em regime fechado, além de multa. Ambos deverão pagar indenização de R$ 2 milhões por danos morais e coletivos.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

De acordo com a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), a deputada teria orientado Delgatti a inserir documentos falsos no sistema do CNJ para desacreditar o Judiciário e fomentar desinformação. Entre os arquivos manipulados estava um falso mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.

Para Moraes, Zambelli atuou como “instigadora e mandante” dos crimes. O ministro Cristiano Zanin ressaltou que os atos ocorreram em “contexto sensível”, pouco antes dos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023.

A defesa de Carla Zambelli afirma que a condenação é “política e desproporcional” e promete recorrer. O julgamento continua em ambiente virtual e está previsto para ser encerrado no próximo dia 16.

Relacionados

Trump diz que os dias de Maduro como presidente da Venezuela estão contados

Thayná Sousa

STF discute destino de Bolsonaro

Thayná Sousa

Lei torna permanentes mudanças no Imposto de Renda e amplia faixa de isenção para até R$ 5 mil

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais