Portal Castello Connection
Política

STF forma maioria para conceder segurança vitalícia a ex-ministros da Corte

A decisão, que está sendo analisada em plenário virtual, já conta com maioria de votos favoráveis e deve ser concluída nesta quarta-feira (18).

Foto: Divulgação/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) caminha para garantir segurança vitalícia a seus ex-ministros. A decisão, que está sendo analisada em plenário virtual, já conta com maioria de votos favoráveis e deve ser concluída nesta quarta-feira (18).

O pedido partiu do ministro aposentado Marco Aurélio Mello, que deixou o cargo em 2021. Ele argumentou que, diante do atual cenário de instabilidade, a medida é essencial. “Em tempos estranhos, a constância desse benefício institucional é da maior valia”, justificou.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

O relator do processo é o presidente do STF, Luís Roberto Barroso. Em seu voto, Barroso destacou que o contexto de ameaças e violência contra integrantes da Corte piorou nos últimos anos. Ele citou como exemplo o atentado com explosivos ao edifício-sede do STF, ocorrido em novembro de 2024, além de diversas ameaças contra ministros.

O atual plano de segurança do STF garante a proteção de ex-ministros por até três anos, prorrogável por mais três. Com a decisão em andamento, o serviço poderá ser prestado de forma permanente.

Até o momento, acompanharam o voto do relator os ministros Edson Fachin, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Luiz Fux, André Mendonça, Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e Nunes Marques. Nenhum voto contrário foi registrado.

*Com informações Cnn

Relacionados

51% da população desaprova governo Lula, aponta pesquisa Genial/Quaest

Ingrid Galvão

Senado aprova projeto que obriga SUS a distribuir cordão de girassol para pessoas com deficiências ocultas

Ingrid Galvão

PEC da Blindagem: Câmara aprova proposta que amplia proteção a deputados e senadores

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais