Portal Castello Connection
Política

STF publica acórdão que confirma condenação de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe

A partir da publicação, começa a contar o prazo para que as defesas apresentem recursos contra a decisão da Primeira Turma da Corte.

Foto: Ton Molina/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou o acórdão do julgamento que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus do chamado núcleo 1 por tentativa de golpe de Estado. A partir da publicação, começa a contar o prazo para que as defesas apresentem recursos contra a decisão da Primeira Turma da Corte.

Os advogados têm cinco dias para protocolar embargos de declaração, recurso que, segundo o professor de Direito Constitucional da UFF, Gustavo Sampaio, não busca alterar o resultado do julgamento, mas esclarecer “eventuais omissões ou contradições” na decisão. Depois da apresentação dos recursos, o relator encaminhará os embargos à Primeira Turma, responsável pela ação penal. Não há prazo definido para o julgamento, que pode ocorrer em plenário virtual. Na prática, esse tipo de recurso raramente é aceito e costuma servir apenas para adiar o fim do processo.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Outra possibilidade é a apresentação de embargos infringentes, que precisam ser protocolados em até 15 dias após a publicação do acórdão. Esse recurso permite novo julgamento pelo plenário do STF, composto pelos 11 ministros. No entanto, o Supremo tem entendimento de que os embargos infringentes só são cabíveis quando há divergência significativa entre os votos, o que não ocorreu no caso de Bolsonaro. Assim, a chance de o recurso ser aceito é considerada mínima.

Com o esgotamento das possibilidades de recurso e o trânsito em julgado, o processo será encerrado e as penas deverão começar a ser cumpridas. Entre os condenados estão Bolsonaro, Alexandre Ramagem, Almir Garnier, Anderson Torres, Augusto Heleno, Mauro Cid, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto.

Com informações da CNN Brasil

Relacionados

STJ nega habeas corpus e vereador Rosinaldo Bual segue preso por suspeita de rachadinha

Ingrid Galvão

Votação da LDO só deverá ocorrer a partir de novembro, diz Efraim Filho

Brasil 61

Projeto institui direito a motorista de aplicativo de recusar corrida para áreas perigosas

Thayná Sousa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais