Portal Castello Connection
Política

STF suspende decretos sobre aumento do IOF e marca audiência para conciliação entre Executivo e Congresso

A decisão atinge tanto os atos assinados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva quanto os decretos legislativos aprovados pelo Congresso para barrar a elevação do tributo.

(Foto: Reprodução/Internet)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (4) a suspensão imediata dos decretos que tratam do aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). A decisão atinge tanto os atos assinados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva quanto os decretos legislativos aprovados pelo Congresso para barrar a elevação do tributo.

Moraes também convocou uma audiência de conciliação para o próximo dia 15, às 15h, na sala de audiências do STF, com o objetivo de buscar um acordo entre o Executivo e o Legislativo sobre as alíquotas do imposto.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Na decisão, o ministro apontou haver “séria e fundada dúvida” sobre a legalidade dos decretos presidenciais, que podem ter desviado de sua finalidade, e também sobre a legitimidade do decreto legislativo que tentou sustar o aumento. “Aparentam distanciar-se dos pressupostos constitucionais exigidos para ambos os gêneros normativos”, escreveu Moraes.

O governo federal terá cinco dias para apresentar explicações sobre os motivos que levaram ao aumento do IOF e as razões que fizeram o Congresso tentar barrar a medida.

A audiência deverá reunir os presidentes da República, do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, além de representantes da Procuradoria-Geral da República (PGR), Advocacia-Geral da União (AGU) e outras partes envolvidas no processo. Após o encontro, Moraes decidirá se mantém ou revoga a liminar que suspendeu os decretos.

Com informações de CNN e Folha de S. Paulo

Relacionados

Reforma, segurança e orçamento: os temas que vão agitar o Congresso em novembro

Brasil 61

Roberto Cidade destaca apoio a políticas de dignidade menstrual

Thayná Sousa

Comissão da Câmara aprova regra para manter ex-cônjuge em plano de saúde após divórcio

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais