Portal Castello Connection
Brasil

STJ adia julgamento de recurso para restabelecer condenação de Ustra

O relator, ministro Marco Buzzi, vai definir a nova data do julgamento

(Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) adiou para agosto o julgamento do recurso para restabelecer a condenação do ex-coronel do Exército Carlos Alberto Brilhante Ustra a indenizar a família do jornalista Luiz Eduardo Merlino, assassinado em julho de 1971, durante a ditadura militar.

O caso estava previsto para ser analisado nesta terça-feira (20/06), mas o processo foi chamado para julgamento somente no fim da sessão e não seria possível concluir a análise. Caberá ao relator, ministro Marco Buzzi, definir a data do julgamento. Em julho, o tribunal entra em recesso.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

O colegiado vai analisar a legalidade da decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) que derrubou a sentença de primeira instância que condenou os herdeiros de Ustra a pagarem R$ 100 mil para a viúva e a irmã de Merlino, além de reconhecer a participação do então coronel nas sessões de tortura que mataram o jornalista.

Ustra morreu em 2015 e foi comandante do Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi), um dos lugares de repressão a opositores da ditadura. A ação é movida contra duas filhas do militar.

Integrante do Partido Operário Comunista à época, Merlino foi preso em 15 de julho de 1971, em Santos, e levado para a sede do DOI-Codi, onde foi torturado por cerca de 24 horas e morto quatro dias depois.

Relacionados

Bolsonaro passa mal e é levado para hospital em Brasília

Thayná Sousa

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 27 milhões

Thayná Sousa

Pizza com formiga Tanajura viraliza em pizzaria de Pernambuco

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais