Portal Castello Connection
Saúde

SUS vai oferecer cirurgia de câncer de próstata com uso de robô

Esse tipo de cirurgia consiste na remoção completa da próstata e das vesículas seminais.

O Ministério da Saúde, por meio de portaria publicada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Sectics), autorizou a incorporação da prostatectomia radical assistida por robótica no Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento de pacientes com câncer de próstata em estágio clinicamente avançado.

Esse tipo de cirurgia consiste na remoção completa da próstata e das vesículas seminais, sendo considerada uma opção curativa, especialmente nos casos iniciais da doença. Durante o procedimento, além da próstata, também podem ser retirados tecidos adjacentes e, em determinadas situações, os linfonodos da região pélvica, com o objetivo de eliminar o câncer e diminuir as chances de retorno da doença.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

A portaria estabelece um prazo de até 180 dias para que as áreas técnicas implementem efetivamente essa oferta no SUS. A medida também deve estar acompanhada do relatório de recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), que avaliou e aprovou o uso da técnica robótica para pacientes com câncer de próstata localizado ou localmente avançado.

Relacionados

Anvisa aciona autoridades internacionais e busca antídoto contra intoxicação por metanol no Brasil

Ingrid Galvão

Covid-19 causou metade das mortes por vírus respiratórios em 4 semanas

Thayná Sousa

Doação de órgãos cresce no país; no Amazonas foram 92 transplantes

Thayná Sousa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais