Tyler Robinson, de 22 anos, foi preso pelas autoridades de Utah na quinta-feira (11), suspeito de matar o ativista e comentarista político pró-Trump Charlie Kirk, de 31 anos, na quarta-feira (10). A prisão ocorreu menos de 36 horas após o assassinato, segundo o diretor do FBI, Kash Patel, graças à colaboração entre o governo federal, autoridades estaduais e familiares do suspeito.
O governador de Utah, Spencer Cox, detalhou que Robinson foi localizado após um familiar informar que ele havia confessado ou insinuado a autoria do crime a amigos próximos. O suspeito foi identificado pelo pai a partir de fotos divulgadas e monitorado por imagens de vigilância da Universidade de Utah Valley, onde Kirk havia realizado um evento.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
Segundo Cox, Robinson foi visto no campus vestindo camiseta marrom, shorts claros, boné preto com logotipo branco e sapatos claros roupas semelhantes às que usava quando foi encontrado pelos investigadores. O governador também informou que o suspeito havia publicado mensagens sobre balas de rifle na rede social Discord e mencionado especificamente Kirk em conversas com familiares, criticando seus pontos de vista políticos.
Charlie Kirk, aliado próximo do ex-presidente Donald Trump, é conhecido por influenciar a base jovem republicana. O governador Cox ressaltou que os eventos promovidos por Kirk em universidades fazem parte de uma tradição de debate político aberto, considerada “fundamental para a formação de nosso país e para nossos direitos constitucionais mais básicos”.
O FBI já avaliou as evidências forenses relacionadas ao caso e está verificando mais de 11 mil pistas como parte da investigação em andamento.