Portal Castello Connection
AmazonasEducação

TCE-AM alerta 28 prefeituras e Governo do Amazonas por baixo desempenho em alfabetização

Mais de 25 municípios não alcançaram a meta parcial de 57% para 2024, registrando queda nos índices em relação ao ano anterior. Entre

Foto: Eliton Santos/Semed

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) emitiu alertas a 28 prefeituras e ao Governo do Estado devido ao baixo desempenho nas metas de alfabetização do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), programa do Ministério da Educação que prevê que 80% das crianças estejam alfabetizadas até 2030.

Mais de 25 municípios não alcançaram a meta parcial de 57% para 2024, registrando queda nos índices em relação ao ano anterior. Entre eles estão Manaus, Parintins, Itacoatiara, Manacapuru, Coari, Iranduba, Maués e Tabatinga, segundo dados do Inep.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

O TCE-AM recomendou que os gestores adotem medidas urgentes, como formação continuada de professores, uso de avaliações diagnósticas e estratégias de recuperação escolar. Para a diretora do Departamento de Auditoria em Educação (Deae), Adrianne Freire, a reversão depende de ações práticas e fortalecimento das redes locais.

O CNCA, de acordo com ela, oferece ferramentas de apoio, incluindo plataformas do MEC. Municípios como Itamaraty, Japurá e Atalaia do Norte já superaram as metas, usando atividades criativas como piqueniques literários e cantinhos de leitura.

Além das prefeituras, o Governo do Amazonas também foi alertado após queda no índice estadual, que passou de 52,2% em 2023 para 49,17% em 2024. O tribunal recomendou fortalecimento da cooperação técnica com os municípios, por meio do programa Amazonas + Alfabetizado e do Plano de Ações do Território Estadual (PATE).

A presidente do TCE-AM, conselheira Yara Amazônia Lins, destacou que a fiscalização busca garantir o direito à educação de qualidade. “A alfabetização é a base da formação cidadã. O Tribunal de Contas atua para assegurar que cada criança do Amazonas tenha acesso à educação de qualidade e que os gestores cumpram seu papel”, afirmou.

O órgão seguirá monitorando os indicadores e não descarta novas medidas caso as metas não avancem nos próximos ciclos.

Relacionados

Estudantes de Parintins cobram melhorias em escolas estaduais e entregam abaixo-assinado à Seduc

Ingrid Galvão

CIEE oferece 150 vagas de estágio em Manaus nesta terça

Thayná Sousa

Após forte chuva, bueiros são desobstruídos na Avenida Getúlio Vargas

Thayná Sousa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais