Portal Castello Connection
Amazonas

Teatro Amazonas pode se tornar Patrimônio Mundial da Unesco

O Teatro Amazonas, em Manaus, está entre os candidatos a ingressar no mapa do Patrimônio Mundial Cultural.

(Foto: Divulgação)

O Teatro Amazonas, em Manaus, está entre os candidatos a ingressar no mapa do Patrimônio Mundial Cultural. Entre os dias 8 e 10 de setembro, Manaus recebeu a visita técnica do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos), ligado à Unesco, para avaliar a importância histórica, cultural e econômica do teatro para o Amazonas.

A comitiva foi recepcionada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Durante a visita, foram analisados aspectos arquitetônicos, uso dos espaços, sustentabilidade, gestão, acessibilidade, segurança e impactos urbanos, além de acompanhar atividades culturais e educativas no local.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

A diretora do Teatro Amazonas, Beth Cantanhede, destacou o vínculo afetivo da população com o espaço: “O Teatro Amazonas faz parte da nossa identidade, é por isso que estamos tão engajados nessa candidatura, para mostrar ao mundo o quanto esse teatro é excepcional”.

Além do teatro, a comitiva visitou o Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, o entorno do Largo de São Sebastião e a Central Técnica de Produção. Participou de encontros com artistas, equipes técnicas, moradores, comerciantes e profissionais do turismo e da economia criativa, além de acompanhar ensaios, visitas turísticas e espetáculos.

O impacto cultural e econômico do Teatro Amazonas foi ressaltado por artistas e empresários locais. A diretora do Balé Folclórico do Amazonas, Monique Andrade, destacou a contribuição do teatro para a revitalização artística do estado, enquanto o maestro Davi Nunes mencionou a formação de novos artistas. A biodesigner Rita Prosi e o empresário Mario Valle enfatizaram a inspiração artística e o fortalecimento do acesso à cultura proporcionados pelo teatro.

Com o fim da fase de avaliação, a candidatura seguirá para análise da Unesco na 48ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, em julho de 2026. Se aprovada, o Teatro Amazonas e o Theatro da Paz, em Belém, poderão receber o título de Patrimônio Mundial da Humanidade.

 

 

Relacionados

Mais de 60 mil servidores do AM terão reajustes e novas leis de carreira

Thayná Sousa

MP pede suspensão da venda de ingressos do Festival de Parintins 2026

Thayná Sousa

Servidores do AM vão receber 2ª parcela do 13º e salário de dezembro antecipado

Thayná Sousa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais