Portal Castello Connection
Mundo

Terremoto no leste do Afeganistão deixa mais de 800 mortos e milhares de feridos

O abalo principal, seguido por cinco tremores secundários, foi sentido a centenas de quilômetros de distância.

Foto: Reprodução/X / Perfil Brasil

Um forte terremoto de 6 graus de magnitude sacudiu o leste do Afeganistão nesta semana, provocando a morte de mais de 800 pessoas e deixando mais de 2.700 feridas, segundo autoridades locais. O abalo principal, seguido por cinco tremores secundários, foi sentido a centenas de quilômetros de distância.

O epicentro foi registrado a apenas oito quilômetros de profundidade, a 27 km de Jalalabad, capital da província de Nangarhar, na fronteira com Kunar, informou o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS). O impacto mais severo ocorreu em Kunar, onde o governo talibã enviou helicópteros de resgate às regiões mais afetadas.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

O porta-voz do governo, Zabihullah Mujahid, afirmou que em Kunar foram contabilizados 800 mortos e 2.500 feridos, enquanto em Nangarhar, 12 pessoas morreram e 255 ficaram feridas. As autoridades alertaram que os números podem aumentar à medida que as buscas alcançam áreas remotas, e descreveram os danos como “muito significativos”.

Moradores relataram momentos de pânico. “Nunca vivemos nada parecido. Foi assustador, as crianças e as mulheres gritavam”, disse Ijaz Ulhaq Yaad, funcionário do distrito de Nourgal, em Kunar. Muitas das famílias afetadas haviam retornado recentemente do exílio no Paquistão e no Irã, com quase quatro milhões de afegãos regressando ao país nos últimos anos.

O Afeganistão, especialmente a cadeia montanhosa de Hindu Kush, é uma região com alta atividade sísmica devido à convergência das placas tectônicas eurasiática e indiana. Em 2023, outro terremoto de grande magnitude em Herat deixou mais de 1.500 mortos e destruiu cerca de 63 mil casas.

*Com informações Correio Braziliense

Relacionados

Terremoto de magnitude 6,3 deixa mortos e destruição no norte do Afeganistão

Ingrid Galvão

Texas aprova lei que exige alerta em alimentos com aditivos químicos não recomendados por outros países

Ingrid Galvão

ApexBrasil defende avanço do Acordo Mercosul-União Europeia em evento sobre parceria estratégica dos blocos, na Bélgica

Brasil 61

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais