31.3 C
Manaus
25/02/2025
Portal Castello Connection
DestaquesGeral

TJ-AM anula afastamento de Ari Moutinho Jr do TCE-AM

A desembargadora Onilza Abreu Gerth, do TJAM, revoga a decisão de afastamento do conselheiro do TCE-AM, Ari Moutinho Júnior, após confronto com a conselheira Yara Lins dos Santos.

Foto: divulgação

A desembargadora Onilza Abreu Gerth, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), invalidou a decisão do conselheiro corregedor-geral substituto do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Júlio Pinheiro, que havia afastado o conselheiro Ari Moutinho Jr. de suas funções. Essa medida foi tomada durante o plantão judicial.

O afastamento, ocorrido no dia 26/10, surgiu em resposta a uma denúncia administrativa disciplinar feita pela conselheira Yara Lins dos Santos, acusando Moutinho Jr. de agressão e ofensa à sua honra.

Em declaração ao site FM, Ari Jr. qualificou a decisão como “canalice” e afirmou que seus advogados foram acionados para tomar as medidas judiciais necessárias.

No Tribunal de Justiça do Amazonas, o conselheiro solicitou a suspensão do processo administrativo disciplinar no TCE e a suspensão dos efeitos do seu afastamento.

A desembargadora salientou que a decisão de afastamento não considerou o direito à ampla defesa e ao contraditório, além de ter sido unilateral, sem apreciação pelo Tribunal Pleno do TCE-AM.

A decisão da desembargadora determina a reintegração de Ari Moutinho Jr. às suas funções em até 24 horas, sob pena de multa diária de R$ 5 mil, com limite de 30 dias.

Além disso, o processo será designado a um desembargador relator do Tribunal Pleno na segunda-feira, 30 de outubro.

Entenda o caso

 

O conflito teve início em 3 de outubro, durante a eleição da nova diretoria do TCE-AM, quando os conselheiros Yara Lins dos Santos e Ari Moutinho Jr. se desentenderam. Yara Lins alega que Moutinho Jr. proferiu palavras ofensivas, violando o Código de Ética do tribunal.

Em 6 de outubro, Yara Lins registrou queixa na Delegacia Geral de Polícia e convocou a imprensa para uma coletiva, expondo os fatos descritos na denúncia.

 

*Fonte: bncamazonas

Relacionados

Ativistas protestam contra general acusado da morte de Rubens Paiva

Redação

Ibama cria o Programa Arapaima no Estado do Amazonas

Redação

Fies: estudantes pré-selecionados devem finalizar inscrição hoje

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais