Henrique Teixeira da Silva, 30, permanece internado no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) João Lúcio, após cair de uma altura de 20 metros de um tanque de água, na manhã desta última quinta-feira (16), no bairro Flores, zona Sul de Manaus. A vítima, que estava com muitas dores e sangrando, foi obrigada pelos bombeiros a descer pelas escadas do tanque, somente com uma proteção no pescoço e uma corda.
A informação foi repassada pela própria família da vítima, que está indignada com toda a situação do resgate do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas. Toda a situação foi transmitida ao vivo pela TV A CRÍTICA, que durou mais de uma hora, com a vítima no sol quente de meio-dia, enquanto os bombeiros decidiam o que fariam.
O homem estaria realizando a pintura da caixa d’água, quando o equipamento de segurança rompeu e ele caiu de aproximadamente 20 metros de altura. Dois colegas de trabalho que estavam próximos no momento do acidente entraram no tanque para tentar retirar Henrique e acabaram desmaiando por falta de oxigênio.
Eles também foram socorridos e levados para o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, onde receberam alta horas depois do ocorrido. Até o momento o CBMAM não ser pronunciou sobre o caso e se socorro prestado foi o correto.
CBMAM INVESTIGADO PELO MP-AM
O caso ocorre logo após o Ministério Público do Amazonas anunciar que abriu uma investigação para apurar possíveis excessos no curso de formação do Corpo de Bombeiros, ministrado aos alunos convocados no último certame, cujo edital data de 2021. A portaria foi emitida na edição de terça-feira (14), do Diário Oficial do MPAM.
Entre as medidas iniciais adotadas pelo MPAM, por meio do inquérito, estão a solicitação de informações ao Comando do CBMAM, responsáveis pelo curso, sobre os candidatos aprovados, ocorrências durante a formação, desistências, regulamentação dos padrões físicos e eventuais reclamações recebidas.
Além disso, foi requisitada à Corregedoria-Geral do Sistema de Segurança Pública do Amazonas a lista de denúncias ou reclamações relacionadas a práticas ilegais, ou irregulares nos cursos de formação. O prazo para resposta, a contar da solicitação, é de cinco dias úteis.
NOTA DO CORPO DE BOMBEIROS
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) informa que foi acionado, na manhã desta quinta-feira (16/05), para atender ocorrência de resgate de vítimas de queda em caixa d´água em uma empresa privada, no bairro Flores. Ao todo, quatro viaturas foram deslocadas imediatamente para o local do acidente.
De acordo com informações preliminares, um homem estava pintando a área interna da caixa d’água quando desmaiou. Duas outras pessoas foram socorrer o trabalhador, uma delas caiu e a outra também desmaiou. A partir disso, foram acionadas as equipes da corporação.
Ao chegarem no local, os bombeiros prestaram primeiros socorros as duas vítimas que tinham desmaiado, devido a baixa presença de oxigênio no espaço confinado do reservatório. Foi conduzida a descida dos dois, que já estavam conscientes, com procedimento de ancoragem e eles foram encaminhados para atendimento médico em uma unidade hospitalar da capital.
A terceira vítima recebeu os atendimentos de primeiros socorros e todo aparato dos procedimentos de segurança técnica para a condução da descida e condução ao Hospital e Pronto Socorro João Lúcio.
*Fonte: Acrítica