Portal Castello Connection
Destaques

Três pessoas são autuadas por manter aves silvestres ilegalmente em Iranduba

Durante a fiscalização, os agentes apreenderam quatro curiós (Oryzoborus angolensis), espécie bastante visada por causa do canto e comumente capturada de forma irregular.

(Foto: Divulgação/Ipaam)

Três pessoas foram autuadas por manter aves silvestres de forma ilegal no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), durante uma operação conjunta realizada na tarde de sábado (17/5) pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) da Polícia Militar.

Durante a fiscalização, os agentes apreenderam quatro curiós (Oryzoborus angolensis), espécie bastante visada por causa do canto e comumente capturada de forma irregular. As multas aplicadas somaram R$ 25 mil.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

A prática de capturar, manter ou transportar aves silvestres sem autorização é proibida pela legislação ambiental brasileira e pode configurar crime ambiental, conforme a Lei nº 9.605/1998.

As aves estavam com anilhas, o que impede a soltura imediata na natureza. Por isso, os autuados foram nomeados fiéis depositários, ficando temporariamente responsáveis pela guarda dos animais, sem permissão para venda, troca ou qualquer prática que comprometa o bem-estar das aves.

O caso segue sob acompanhamento dos órgãos competentes. Denúncias sobre crimes ambientais podem ser feitas pelo WhatsApp da fiscalização do Ipaam: (92) 98557-9454. Para dúvidas, o contato da Gerência de Fauna é (92) 2123-6739.

Relacionados

Mais de 3,9 mil vagas de estágio abertas em grandes empresas para 2026

Ingrid Galvão

VÍDEOS: Ônibus pega fogo na ponte Rio Negro, em Manaus

Ingrid Galvão

Trecho de ligação entre a avenida Autaz Mirim e a Solimões será interditado para obras de gás

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais