O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reapareceu no TikTok nesta segunda-feira (6/10) com seu primeiro vídeo na plataforma em quase um ano, afirmando que foi responsável por “salvar” o aplicativo e direcionando a mensagem aos jovens usuários.
No vídeo, Trump afirma que todos os jovens do TikTok “devem” a ele por ter mantido o app ativo nos EUA e sugere que um deles possa, um dia, ocupar a presidência:
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
“Vocês estão olhando para mim no Salão Oval e, um dia, um de vocês vai estar sentado aqui nessa cadeira e vai estar fazendo um ótimo trabalho também”.
O vídeo foi publicado cerca de 10 dias após Trump assinar uma ordem executiva que estabelece os termos de um acordo para transferir o controle das operações do TikTok nos EUA. Segundo ele, o acordo com a empresa chinesa ByteDance permitirá que a plataforma continue funcionando no país de forma “segura”.
O TikTok foi alvo de críticas das autoridades americanas por supostamente representar risco à segurança nacional, com alegações de que permitiria à China coletar dados e espionar usuários nos EUA acusações negadas pela ByteDance.
Pelo decreto, o TikTok deverá operar sob uma nova empresa americana, que terá sede nos EUA e não poderá ter mais de 20% de capital estrangeiro. A transição precisa ser concluída até 16 de dezembro. O governo americano passou meses buscando investidores não chineses para a versão americana da plataforma, avaliada em US$ 14 bilhões (cerca de R$ 75 bilhões), segundo o vice-presidente JD Van.
*Com informações G1

 

