Portal Castello Connection
Educação

UEA sediará 8º Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo em 2024

FOTOS: Daniel Gonçalves/Observatório de Turismo da UEA

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) foi escolhida para sediar o “8º Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo”. A previsão é que o encontro ocorra entre o final de maio e o início de junho de 2024. A decisão foi anunciada no dia 3 de junho, após o Observatório de Turismo da UEA concorrer com os Observatórios de Fortaleza e Blumenau.

A organização do evento ficará sob responsabilidade do Observatório de Turismo da UEA, coordenado pelas professoras Márcia Raquel Guimarães e Maria Helena Fonseca, em colaboração com a diretoria nacional da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (Rbot). A captação também contou com a participação da professora Paula Chaves, pesquisadora e vice-líder do grupo de pesquisa do Observatório de Turismo da UEA.

 

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

A candidatura de Manaus, representada pelo Observatório de Turismo da UEA, foi bem-sucedida devido à apresentação das pesquisas e da rede de instituições que fazem parte do Observatório. Durante o processo de seleção foi enfatizada a importância dos dados para as decisões políticas e o planejamento do turismo.

 

Para a coordenadora do Projeto de Extensão de Eventos do curso de Turismo (Eventur), que ajudou na captação do evento, professora Cláudia Martins, o evento é muito importante para toda a comunidade acadêmica da UEA. “Colocar Manaus no hall das cidades-sede da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (Rbot) aumenta nossa responsabilidade, pois o evento de São Luís foi maravilhoso e o nosso terá que ser ainda melhor.”

 

Segundo a professora Cláudia, a escolha de Manaus como sede do evento trará visibilidade para a utilização dos dados na formulação de políticas públicas e na tomada de decisões. “Além disso, fornecerá aos empresários do setor turístico informações essenciais para embasar investimentos e melhorar na gestão do segmento.”

 

A turismóloga e coordenadora do evento, professora Márcia Raquel Guimarães, destacou que o sentimento é da oportunidade de unir dois projetos de extensão e pesquisa, materializando a importância do tripé da universidade (ensino, pesquisa e extensão) em prol da sociedade. “É uma ação inédita que representa o papel da UEA no fortalecimento da atividade turística como matriz econômica e formadora de mão-de-obra qualificada de alunos e professores com seus projetos e pesquisas.”

 

A candidatura da UEA foi apoiada por várias instituições públicas e privadas, incluindo a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC), Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedecti), Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio/AM).

 

 

Relacionados

Morre em Porto Alegre, aos 88 anos, o escritor Luis Fernando Verissimo

Ingrid Galvão

Inscrições para Vestibular 2025 e SIS da UEA terminam nesta quinta-feira (28/8)

Ingrid Galvão

Divulgado resultado do Prouni 2025; pré-selecionados devem comprovar informações até 18 de julho

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais