Portal Castello Connection
Educação

Ufam cria Núcleo de Acessibilidade e inicia mapeamento de necessidades

As atividades do Núcleo foram divididas em duas frentes de ação imediata.

(Foto: Ufam)

Com o objetivo de consolidar a sua política de Inclusão, a Ufam criou o Núcleo de Acessibilidade. A nova estrutura, que nasce com foco no suporte a estudantes, já iniciou o levantamento de necessidades arquitetônicas e pedagógicas em diversos setores do campus.

O Núcleo de Acessiblidade possui três objetivos centrais: acolher e orientar estudantes; dar suporte às coordenações de curso e aos docentes e realizar o mapeamento arquitetônico de todos os campi da Ufam. Alinhado diretamente com a Política de Acebilidade do Programa Incluir, do Ministério da Educação (MEC), o Núcleo é composto por uma equipe multidisciplinar, incluindo o psicólogo Ricardo Oliveira, a assistente social Waldriane Silva e o engenheiro Manassés Maia.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

O psicólogo Ricardo Oliveira explica que o trabalho do Núcleo abrange prioritariamente o público da educação especial: estudantes com transtornos globais de desenvolvimento, pessoas com deficiência e pessoas com superdotação ou altas habilidades.

Para receber atendimento do Núcleo de Acessibilidade, não é necessário que o estudante tenha laudo. O Núcleo atua com base em um parecer do MEC que permite a solicitação de adaptações acadêmicas mesmo sem um laudo fechado. Caso o estudante atendido não possua laudo, o próprio Núcleo de Acessibilidade promove um processo de escuta e avaliação das necessidades dos estudantes, orientação para adaptações pedagógicas e acadêmicas e, caso seja necessário, encaminhamento para a rede de saúde do município para que o estudante possa ter acesso à avaliação diagnóstica e tratamento adequado.

As atividades do Núcleo foram divididas em duas frentes de ação imediata:

Mapeamento de estudantes que precisam do apoio do Núcleo de Acessibilidade, por meio de formulário de chamamento, divulgado nas redes da Universidade. Após a identificação, é agendado um atendimento para detalhar necessidades como locomoção, adaptação acadêmica e acompanhamento de monitores.

Mapeamento Arquitetônico: foi iniciado o levantamento de adaptações necessárias nos prédios de maior fluxo. A prioridade inicial inclui o Centro de Convivência (CDC/RU), a Faculdade de Medicina (que concentra um alto número de estudantes com deficiência) e a Reitoria (pelo acesso a serviços administrativos essenciais para estudantes e servidores, como Proeg e Progesp).

Ainda que o foco seja o estudante, o Núcleo também oferece orientação à comunidade acadêmica em geral, incluindo professores e coordenadores de curso. A Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), por exemplo, solicitou ao Núcleo de Acessiblidade uma palestra sobre Boas Práticas com Estudantes Neurodivergentes, que ocorreu no último dia 16 de outubro, na própria FIC. A coordenadora acadêmica, Inara Costa, avalia a palestra realizada pelo psicólgo Ricardo Oliveira como extremamente enriquecedora. “As reflexões apresentadas reforçaram o compromisso com a construção de ambientes acadêmicos mais acolhedores. Contribuiu também para ampliar o olhar docente sobre a inclusão em sala de aula e práticas pedagógicas mais sensíveis”, considera.

Para a pró-reitora de Assistência Estudantil, Sandra Helena Silva, o Núcleo de Acessibilidade e Permanência nasce do reconhecimento de uma demanda vital da Ufam: garantir a inclusão e a permanência dos estudantes com deficiência. “Era urgente criar esse espaço para apoiar os alunos que necessitam de atendimento especializado. Nosso foco é iniciar um planejamento robusto de adaptações, assegurando que nossos alunos sejam incluídos de forma integral, com a qualidade que merecem, sentindo-se plenamente pertencentes à Ufam”, finaliza.

Relacionados

Enem 2025: mais de 42 mil estudantes da rede estadual farão as provas no Amazonas

Ingrid Galvão

Provas do SIS da Universidade do Estado do Amazonas acontecem neste domingo

Thayná Sousa

Pronasci abre 500 vagas para jovens no Amazonas com inscrições a partir desta sexta

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais