No período de 23 a 26 de abril a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) sedia o 4° Congresso de Jornalismo da Amazônia. Um evento em parceria com a Faculdade Boas Novas (FBN), cujo objetivo é abordar sobre tais temas. Lei de Acesso à Informação, Desinformação, Inteligência Artificial e Combate à Corrupção nas Eleições Municipais de 2024.
A programação é composta por conferências, mesas-redondas, oficinas e apresentações de trabalhos, direcionada para estudantes, professores e profissionais de jornalismo.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
Na manhã dessa quarta-feira (24), o tema da conferência foi O fazer Jornalístico Aliado às Operações de Ferramentas de IA, com a mediação da professora doutora Cristiane Barbosa, e o responsável pela explanação professor doutor Márcio Carneiro da Universidade Federal do Maranhão.
Entre os assuntos o conferencista falou sobre o Chat GPT lançado no final de 2022 e a Inteligência Artificial Generativa, ou seja, aquela com capacidade de aprender padrões complexos de comportamento a partir de uma base de dados existente.
“Na internet tem muita desinformação sobre a área. É um grande guarda-chuva para sub-áreas” enfatizou Carneiro.
Acadêmicos e professores universitários tiraram dúvidas durante o momento reservado às perguntas e também elogiaram o evento.