Portal Castello Connection
Brasil

Um em cada quatro domicílios brasileiros teve algum grau de insegurança alimentar em 2024, aponta IBGE

As regiões Norte (37%) e Nordeste (34%) registraram os maiores percentuais de lares nessa situação. Apesar da gravidade, houve melhora em relação a 2023

Foto: Agência Brasília

Um em cada quatro domicílios no Brasil apresentou algum grau de insegurança alimentar em 2024, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) divulgada nesta sexta-feira (10) pelo IBGE. Isso significa que moradores não tinham certeza se teriam comida suficiente ou adequada na mesa.

As regiões Norte (37%) e Nordeste (34%) registraram os maiores percentuais de lares nessa situação. Apesar da gravidade, houve melhora em relação a 2023: a proporção de casas em insegurança alimentar caiu de 27,6% para 24,2%, uma redução de 2,2 milhões de domicílios. No total, 62,6 milhões de brasileiros apresentaram algum grau de insegurança alimentar, sendo 6,4 milhões em situação grave, com predominância nas áreas rurais.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Segundo o IBGE, a melhora está ligada à evolução do mercado de trabalho, que impacta diretamente a renda das famílias e a capacidade de comprar alimentos. Historicamente, os melhores índices de segurança alimentar foram registrados em 2013, com 79,5% dos lares, seguidos por uma queda em 2017-2018, quando apenas 63,3% dos domicílios tinham acesso adequado à alimentação. Em 2024, o índice voltou a subir, alcançando 75,8% dos lares com segurança alimentar.

O levantamento também mostra que a insegurança alimentar é influenciada por fatores sociais e econômicos: mulheres são responsáveis por quase 60% dos lares afetados, pessoas pardas predominam entre os responsáveis, e a maior parte das casas com situação grave tem chefes de família com até ensino fundamental completo. A quantidade de moradores, no entanto, não é determinante, já que a maioria dos domicílios afetados tem até três pessoas.

O estudo evidencia que, apesar dos avanços, o Brasil ainda enfrenta desafios importantes para garantir alimentação adequada e nutritiva a toda a população, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.

Relacionados

Estudo indica que Brasil pode dobrar produção de biocombustíveis sem desmatar e reduzir emissões em 92%

Ingrid Galvão

Falta de saneamento leva mais de 100 mil crianças à internação em 2024

Brasil 61

Mega-Sena 2926 hoje (10): Resultado e números; confira!

Brasil 61

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais