29.3 C
Manaus
14/04/2025
Portal Castello Connection
Política

Uso de celular em presídios poderá render até 4 anos de prisão, decide Comissão da Câmara

A nova infração será considerada falta grave.

Foto: Reprodução

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que criminaliza o uso de celulares e dispositivos semelhantes em unidades prisionais ou de internação. A proposta modifica o Código Penal e a Lei de Execução Penal, endurecendo as punições para presos e servidores que facilitarem o acesso a esses equipamentos.

Segundo o texto, utilizar, portar ou possuir celular dentro de estabelecimentos como penitenciárias, cadeias públicas, colônias agrícolas, centros de progressão e casas de albergado poderá render pena de reclusão de 2 a 4 anos, além de multa. A pena será aumentada em um terço caso o aparelho seja utilizado para cometer crimes ou manter contato com organizações criminosas.

A nova infração será considerada falta grave, e os condenados deverão cumprir a pena em regime fechado, sem possibilidade de progressão até que metade da pena seja cumprida.

O texto aprovado foi um substitutivo apresentado pelo relator Sargento Fahur (PSD-PR), unificando o Projeto de Lei 3975/24, de autoria do deputado Nelson Barbudo (PL-MT), com propostas semelhantes anexadas. Fahur destacou que o uso de celulares transforma as prisões em centros de comando para o crime organizado.

Além disso, o projeto prevê punição mais rigorosa para diretores de presídios e agentes públicos que permitirem ou não coibirem o uso de celulares pelos detentos. Nestes casos, a pena será de reclusão de 3 a 6 anos, com aplicação de multa.

A proposta também eleva a punição para quem facilitar a entrada de aparelhos nos presídios — a pena, antes de até um ano de detenção, passará para até seis anos de reclusão.

O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e, se aprovado, seguirá para votação no Plenário da Câmara e depois para o Senado.

*Fonte: AM POST

Relacionados

Moraes dá cinco dias para Bolsonaro e réus apresentarem defesa prévia

Redação

CDH do Senado aprova porte de arma para mulheres sob medida protetiva

Redação

Governo confirma Pedro Lucas como novo Ministro das Comunicações

Informações Agência Brasil

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais