Cerca de 13 mil doses de vacinas contra a dengue serão redistribuídas para 15 novos municípios do Amazonas. A redistribuição segue orientações do Ministério da Saúde. Veja a lista.
As doses são provenientes da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus. Os novos municípios contemplados com as doses distribuídas são:
- Benjamin Constant;
- Borba;
- Carauari;
- Coari;
- Codajás;
- Envira;
- Humaitá;
- Itacoatiara;
- Jutaí;
- Lábrea;
- Manacapuru;
- Novo Airão;
- Tabatinga;
- Tefé;
- Tonantins.
O critério de escolha é por critério epidemiológico, visando conter a propagação da doença.
Conforme o último informe epidemiológico de arboviroses no Amazonas, da FVS, o Amazonas tem, até o momento, 3.360 casos confirmados de dengue. Em Manaus, são 1.796 casos confirmados.
O Amazonas também registrou duas mortes por dengue, segundo o a pasta ministerial, que monitora o avanço da doença no país. As mortes ocorreram em Manaus e Lábrea.
Redistribuição
A redistribuição visa evitar desperdício e garantir que a população seja protegida, segundo o Ministéiro da Saúde. Cada município está programando a retirada das doses de acordo com a disponibilidade de agenda.
Uma vez recebidas as doses, as Secretarias Municipais de Saúde, que são responsáveis pela vacinação nos municípios, iniciarão imediatamente os esforços de vacinação contra a dengue.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou a importância dessa iniciativa de redistribuição para contemplar mais crianças e adolescentes de outros municípios.
“A vacina reforça a proteção contra a dengue. Convocamos a todos os pais e responsáveis das crianças e adolescentes para comparecerem aos postos de vacinação e garantir a atualização do esquema vacinal dos contemplados na imunização contra a dengue”, destaca Tatyana.
Com o remanejamento, a vacina está disponível em 27 municípios do Amazonas, incluindo os 12 municípios contemplados inicialmente pelo Ministério da Saúde em fevereiro.
*Fonte: G1 AM