Portal Castello Connection
Amazonas

Vagas na rede pública do AM para 2026: saiba como garantir a matrícula do seu filho

O calendário de matrículas foi divulgado nesta terça-feira (9) e reúne todas as etapas, incluindo rematrículas automáticas, reordenamentos, transferências, matrícula de novos estudantes

(Foto: Seduc/Divulgação)

Cerca de 837 mil vagas serão disponibilizadas na rede pública de ensino do Amazonas para o ano letivo de 2026. Desse total, 283.497 vagas são destinadas a novos alunos, sendo 195.555 na rede estadual e 87.942 na rede municipal de Manaus.

O calendário de matrículas foi divulgado nesta terça-feira (9) e reúne todas as etapas, incluindo rematrículas automáticas, reordenamentos, transferências, matrícula de novos estudantes e atendimento a retardatários.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Como garantir a vaga
A reserva de vagas será feita prioritariamente pelo site matriculas.am.gov.br, tanto para escolas municipais quanto estaduais. Pais, responsáveis ou o próprio aluno também podem buscar atendimento presencial nas unidades escolares.

Rematrículas
As rematrículas automáticas da rede estadual ocorrem de 16 de dezembro a 6 de janeiro de 2026. Na rede municipal, o prazo vai de 22 de dezembro a 6 de janeiro. Esse processo é realizado internamente pelas próprias escolas.

O reordenamento, destinado a alunos cuja escola atual não oferece continuidade de ensino, deve ser confirmado pelos responsáveis nos dias 8 e 9 de janeiro, diretamente na nova escola indicada.

Transferências e prioridade para alunos com deficiência
Alunos com deficiência terão atendimento prioritário nos dias 12 e 13 de janeiro, conforme o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Depois desse período, as transferências para os demais alunos da rede acontecem entre 14 e 15 de janeiro, tanto online quanto presencialmente.

Novos alunos
A matrícula de novos estudantes das duas redes poderá ser feita online ou nas escolas. Os atendimentos para alunos com deficiência serão nos dias 12 e 13 de janeiro. Os demais alunos novatos poderão se matricular entre 16 e 20 de janeiro.

Quantidade de vagas
A rede estadual vai oferecer 542.287 vagas no total. A estimativa é de 346.732 rematrículas e reordenamentos e 195.555 novas vagas.

Na rede municipal, serão 236.190 rematrículas e 87.942 vagas para novos alunos. O total pode chegar a 295.199 estudantes matriculados.

As vagas abrangem Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. A reserva tem validade de três dias úteis e a matrícula só é confirmada com a apresentação dos documentos na escola. Todo o processo é gratuito e não pode haver cobrança de taxas.

Relacionados

Cesta básica tem queda de preço em 24 capitais brasileiras em novembro

Almeida

Novo plano define salários de até R$ 7,2 mil no sistema penal do AM

Ingrid Galvão

Cobra escala árvore com agilidade e vídeo viraliza nas redes sociais

Almeida

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais