26.3 C
Manaus
31/05/2025
Portal Castello Connection
Cultura

Veja o que Garantido traz na primeira noite de apresentação, no bumbódromo de Parintins

Bumbá da Baixa do São José busca o 33º título trazendo como tema 'Segredos do Coração'.

Foto: Paulo Bindá

O Boi-Bumbá Garantido busca retomar o caminho da vitória nesta sexta-feira (28), quando inicia a 57ª edição do Festival Folclórico de Parintins. Para conseguir tal feito e impedir um tricampeonato do Boi-Bumbá Caprichoso, o Boi da Baixa do São José levará a arena do bumbódromo o tema “Segredos do Coração”, que foi subdividido em três subtemas, que serão apresentados nas três noites de Festival.

Neste ano, a comissão de artes do bumbá resolveu trazer novamente David Assayag para o posto de levantador de toadas, dividindo os microfones com Sebastião Júnior, que segue também no item 2. Sob o comando de Fred Góes, presidente do bumbá, a comissão também buscou dar ao Garantido uma estética e sonoridade dos anos de 1990, buscando assim suas raízes em prol de futuro.

“O Garantido atravessou o tempo, quebrou preconceitos e construiu sua história na saga de luta e resistência de negros e indígenas, fazendo de sua bandeira um grito de alerta, um canto de amor e respeito pelo povo da floresta. (…) [O tema] Segredos do Coração é uma revisitação às origens da Amazônia”, diz um trecho do livro que detalha o projeto de arena do bumbá no Festival deste ano.

‘A Menina dos Olhos do Mundo’

Este será o tema do Garantido na noite de abertura de Festival de Parintins, buscando assim revelar “Os Segredos da Origem da Vida”. Ao todo, serão apresentados quatro alegorias e um módulo temático. No roteiro da apresentação estão os seguintes momentos:

Módulo temático

O boi da estrela na testa deve começar sua apresentação trazendo à arena um módulo temático ‘Segredos do Coração’, que buscará mostrar a ‘origem, ancestralidade e esperança de uma Amazônia definitivamente respeitada’. O módulo temático é assinado pelo artista Jaimerson Alves Cardoso, o “Mingo”, tendo 22 metros de altura.

‘Noçokem’

Esta será a Lenda Amazônica apresentada na primeira noite, que conta a trágica lenda Sataré-Mawé da Origem do mundo por meio do filho de Onhiamuaçabê, resultando na criação da floresta encantada Noçoken e o povo Sataré-Mawé. A lenda conta com uma alegoria de 18 metros e 12 módulos, sendo assinada pelos artistas Leandro Oliveira e Juciê Santos.

‘Beija-Flor – Origem Ancestral’

Em seu momento folclórico, o Boi Garantido irá apresentar os primórdios do bumba meu boi e sua transformação em boi bumbá por meio de Lindolfo Monteverde. Com apenas um módulo, a alegoria deste momento terá 13 metros, sendo criação do artista Francinaldo Guerreiro.

‘Ribeirinhas’

A Figura Típica Regional apresentada na primeira noite mostrará a história de Alexandrina Monteverde, mãe do criador do Boi Garantido, bem como a “Baixa da Xanda” e seus moradores, ribeirinhos e ribeirinhas. A alegoria deste item é assinada por Enderson Miranda, tendo 18 metros e nove módulos.

“Transcendência Kanamari:

Este Ritual Indígena deve encerrar a apresentação do bumbá na primeira noite, trazendo para a arena a história do povo Kanamari e a luta do mítico pajé pelos mundos para afastar o mal de seu povo. Ozeas Bentes e Neto Barbosa assinam a alegoria, que leva o mesmo nome, e terá 20 metros, além de nove módulo.

*Fonte: Acrítica

Relacionados

Festival de Parintins 2025: Repasse de R$ 10 milhões garante apoio aos bumbás Caprichoso e Garantido

Ingrid Galvão

Patixa Teló é anunciada como embaixadora oficial do Boi Caprichoso

Ingrid Galvão

Espetáculo “Ancestrais” encerra temporada com apresentações gratuitas no Teatro da Instalação

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais