Portal Castello Connection
Saúde

Venda de Colgate Total Clean Mint é suspensa de novo

Desta vez, foi a própria empresa que retirou o pedido de contestação, permitindo que a restrição voltasse a valer.

Foto: Divulgação / Estadão

A Anvisa voltou a proibir a venda do creme dental Colgate Total Clean Mint em todo o país. A decisão, publicada nesta quarta-feira (30/4), restabelece a interdição imposta em março, mas que havia sido suspensa temporariamente após um recurso da fabricante. Desta vez, foi a própria empresa que retirou o pedido de contestação, permitindo que a restrição voltasse a valer.

A suspensão permanecerá enquanto seguem as investigações sobre possíveis efeitos adversos associados ao uso do produto. Consumidores relataram problemas como feridas na boca, inchaço e inflamações na gengiva.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

A principal suspeita é uma alteração na fórmula: o fluoreto de estanho passou a ser usado no lugar do tradicional fluoreto de sódio.

Profissionais de saúde bucal recomendam atenção. Segundo a dentista Anna Karolina Ximenes, da clínica IGM Odontologia para Família, qualquer sintoma incomum deve ser levado a sério. “Se o paciente notar feridas, ardência ou qualquer sintoma incomum após o uso da pasta, o ideal é suspender imediatamente. Esses efeitos costumam desaparecer após a interrupção”, orienta.

A Colgate afirmou que segue colaborando com a Anvisa e reforçou a segurança do produto, que continua proibido de ser comercializado até a conclusão das apurações.

Relacionados

Inteligência artificial revoluciona diagnóstico e antecipa risco de câncer de mama em até cinco anos

Almeida

Tratamento inovador aumenta chance de transplantes em idosos com leucemia

Almeida

Chega ao SUS a vacina contra bronquiolite; gestantes têm prioridade na proteção

Almeida

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais