Portal Castello Connection
Política

Vereador Elan Alencar tem mandato cassado por fraude na cota de gênero

A Justiça concluiu que houve fraude na cota de gênero, que obriga partidos a preencher ao menos 30% das candidaturas proporcionais com mulheres.

(Foto: Reprodução/internet)

O juiz Rafael Rodrigo da Silva Raposo, da 62ª Zona Eleitoral de Manaus, cassou o mandato do vereador Elan Martins de Alencar (DC) e anulou todos os votos do Democracia Cristã (DC) nas eleições municipais de 2024. A decisão foi publicada no sábado (11/10), no âmbito da AIJE nº 0601154-55.2024.6.04.0062, movida pelo PSB e por candidatos da legenda.

A Justiça concluiu que houve fraude na cota de gênero, que obriga partidos a preencher ao menos 30% das candidaturas proporcionais com mulheres. A candidata Joana Cristina França da Costa (DC) teria sido incluída apenas “formalmente” na chapa, sem fazer campanha, configurando uma candidatura fictícia.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

O juiz afirmou que a candidatura era “manifestamente inviável” e que o registro do nome ocorreu próximo ao prazo final apenas para cumprir a cota de gênero. Não houve comprovação de atividades políticas ou materiais de campanha, evidenciando “conduta deliberada de burla à legislação eleitoral”.

A sentença determinou a cassação do registro e do diploma de todos os candidatos do DC em Manaus e declarou Joana Cristina França da Costa inelegível. A defesa apresentou embargos, alegando omissões, mas foram rejeitados pelo magistrado.

O vereador Elan Alencar perde o mandato imediatamente, podendo recorrer ao TRE-AM e, posteriormente, ao TSE.

Relacionados

Nikolas Ferreira apresenta projeto para barrar “gabinete paralelo” de Janja

Ingrid Galvão

Vereador aponta inconsistências em prestação de contas do Passo a Paço em Manaus

Ingrid Galvão

Parque Cidade da Criança segue com estrutura precária e gera embate entre vereadores em Manaus

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais