31.3 C
Manaus
15/04/2025
Portal Castello Connection
Política

Vereador promete batalha judicial contra ‘Via Verde’

“Se é pra tirar cobrador, tem que baixar a tarifa de ônibus pra dois reais”, disse o parlamentar.

Foto: Divulgação

O Vereador de Manaus, Jaildo Oliveira (PV), elevou o tom nesta segunda-feira (14) na tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM) contra a empresa de transporte coletivo ‘Via Verde’, declarando que não se calará diante do que considera um descumprimento da legislação municipal que garante a permanência de cobradores nos ônibus da capital.

Durante pronunciamento na CMM, o vereador afirmou que ele e outros parlamentares irão acionar a Justiça e pedir a prisão dos responsáveis pela ‘Via Verde’ por descumprimento de lei que garante permanência de cobradores.

A polêmica gira em torno da Lei Municipal nº Lei Municipal nº 2.923/2022, que estabelece a obrigatoriedade da presença de cobradores nos veículos do transporte coletivo de Manaus. Segundo o vereador, a Via Verde tem sistematicamente ignorado a legislação, promovendo a retirada gradual dos cobradores e sobrecarregando os motoristas com a dupla função de dirigir e cobrar as passagens, além de prejudicar o atendimento aos usuários.

“Essa lei foi aprovada por esta Casa e regulamenta a nossa Carta Magna. É uma lei municipal, clara, e precisa ser cumprida. Se essa lei não serve, vereadores, então não vamos fazer mais lei aqui, não. O que estão fazendo é crime, e quem comete crime tem que responder por isso”, afirmou o parlamentar.

A indignação do vereador reflete o sentimento da categoria rodoviária e de grande parte da população.

“É notório o descontentamento dos trabalhadores do transporte público de Manaus. Quero aqui parabenizar todos esses pais de família que estão preocupados com a situação. Estão ouvindo aí? Meu parabéns pela luta de vocês”, declarou Jaildo.

O parlamentar foi categórico: “É a única empresa que insiste em não cumprir a lei. E se continuar assim, vamos pedir a prisão dos responsáveis. A lei precisa ser respeitada!”

Além da denúncia pública, Jaildo criticou duramente a possibilidade de retirada dos cobradores sem redução na tarifa.

“Se é pra tirar cobrador, tem que baixar a tarifa de ônibus pra dois reais. Porque 2,51% da tarifa já é destinado à permanência desses profissionais. O povo não pode pagar por um serviço que está sendo retirado sem explicação”, disse.

Encerrando sua fala, o parlamentar reafirmou seu compromisso com a legalidade e com os trabalhadores:

“A Lei Municipal nº 2.923/2022 é clara. Ela garante a permanência dos cobradores nos ônibus de Manaus. Mas algumas empresas seguem ignorando essa conquista, desrespeitando a lei, os trabalhadores e a população. NÃO VAMOS NOS CALAR! Vamos lutar até o fim para que a lei seja cumprida, os cobradores respeitados e o povo valorizado. Quem mexe com o trabalhador, mexe com todos nós!”

*Fonte: D24am

Relacionados

TCE-AM aceita denúncias contra Prefeita de Manacapuru

Redação

Procuradoria da CMM dá aval a projeto que muda nome da Guarda Municipal

Redação

Comissão aprova projeto que garante proteção de grávida de gêmeos no SUS

Informações Agência Câmara

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais