Portal Castello Connection
Política

Vereador Rosinaldo Bual é preso por suspeita de rachadinha em Manaus

Durante a operação, agentes encontraram três cofres no gabinete do vereador. Como ele se recusou a fornecer as senhas, os cofres foram recolhidos e encaminhados para perícia.

(Foto: Divulgação)

O vereador Rosinaldo Bual (Agir) foi preso nesta sexta-feira (3) em uma ação do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) que investiga uma organização criminosa instalada na Câmara Municipal de Manaus. Além dele, dois assessores foram detidos, entre eles a chefe de gabinete, Luzia Barbosa.

Segundo o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), o esquema envolvia práticas como a rachadinha, em que servidores são obrigados a devolver parte dos salários ao parlamentar. As apurações indicam que mais de cem pessoas já passaram pelo gabinete de Bual desde o início do mandato.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Durante a operação, agentes encontraram três cofres no gabinete do vereador. Como ele se recusou a fornecer as senhas, os cofres foram recolhidos e encaminhados para perícia.

Histórico político

Ex-sargento do Exército, Rosinaldo Bual construiu carreira como instrutor e empresário do setor de trânsito, além de trabalhos sociais na Compensa, zona Oeste de Manaus. Foi eleito vereador em 2016, reeleito em 2020 e conquistou o terceiro mandato em 2024, já pelo partido Agir.

Posição da CMM

A Câmara Municipal informou, em nota, que está colaborando com as investigações e reforçou o compromisso institucional com a transparência e a legalidade.

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) informa que o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), esteve na Casa Legislativa na manhã desta sexta-feira, 3 de outubro, para a realização de diligências nas dependências de um gabinete parlamentar.

No âmbito de suas atribuições, a CMM reitera seu compromisso com a transparência, a legalidade e a colaboração com os órgãos de controle e fiscalização.

A CMM seguirá à disposição das autoridades competentes.

Relacionados

Avião da FAB apresenta falha antes de decolar com Lula no Pará; presidente troca de aeronave

Ingrid Galvão

Beneficiário de programa social está impedido de apostar em bets

Brasil 61

Comissão da Câmara aprova projeto que aumenta proteção de pedestres com deficiência

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais