Após repercussão negativa nas redes sociais e no plenário da Câmara Municipal de Borba (AM), a vereadora Elizabeth Maciel, conhecida como Betinha (Republicanos), pediu desculpas nesta terça-feira (30/9) por ter afirmado ser “a favor da violência contra a mulher”.
Em nota à imprensa e em pronunciamento na Câmara, Betinha disse que a frase foi “totalmente inadequada e infeliz” e não reflete suas convicções:
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
“Reconheço que me manifestar em plenário utilizei uma expressão totalmente inadequada e infeliz, que não corresponde ao que penso nem ao que desejo transmitir. De forma alguma foi minha intenção justificar ou naturalizar qualquer forma de violência. Peço sincera desculpa a todas que se sentiram ofendidas.”
A parlamentar reforçou que a violência contra a mulher é inaceitável e garantiu que o episódio servirá como reflexão pessoal, assegurando que atuará com mais responsabilidade em pronunciamentos futuros.
A polêmica teve início na segunda-feira (29/9), durante uma discussão entre a vereadora Professora Jéssica (DC) e o vereador Pedro Paz (MDB). Ao defender o colega, Betinha disse:
“Eu digo com toda sinceridade, eu sou a favor da violência contra a mulher. Sim, quando o homem bate na mulher, eu aprovo. Tem mulher que merece apanhar.”
Após críticas, a vereadora alegou que a declaração foi um comentário sobre situações em que mulheres teriam se ferido para incriminar homens injustamente. Ela também afirmou que o gesto de Pedro Paz — levantar o dedo em plenário — não teve intenção de ofender a colega:
“O vereador Pedro Paz não ofendeu a vereadora Jéssica. O senhor apenas levantou seu modo de falar. Todo mundo tem um modo de falar. Eu sou contra isso. Sou a favor da lei para defender as mulheres, mas sou contra mulheres que querem se beneficiar.”

 

