Portal Castello Connection
Política

Vereadores do PL viram alvo de processo na Câmara do Recife após falas sobre Lula durante sessão

Caso a Comissão de Ética da Câmara aceite o pedido, os dois vereadores poderão ser advertidos ou suspensos por até 30 dias.

(Foto: Reprodução/vídeo)

Um grupo de vereadores da Câmara Municipal do Recife protocolou um processo administrativo contra Gilson Machado Filho e Thiago Medina, ambos do Partido Liberal (PL), por possível quebra de decoro parlamentar. A denúncia se baseia em um vídeo gravado durante uma sessão oficial no dia 29 de abril.

Nas imagens, os dois parlamentares fazem comentários sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e mencionam o acidente de trabalho sofrido por ele, ainda na época em que era operário — ocasião em que perdeu um dedo da mão esquerda. Gilson chega a dizer: “Thiago, tava pensando aqui… nunca vi, até hoje, alguém levar uma facada fake. Agora, perder um dedinho pra se aposentar”. Medina complementa a fala sugerindo que o acidente teria sido forjado.

Em seguida, Gilson ainda pergunta “onde está o dedo que Lula perdeu?” e faz um gesto obsceno.

A representação foi assinada pelas vereadoras Cida Pedrosa (PCdoB), Jô Cavalcanti (PSOL), Liana Cirne (PT) e Kari Santos (PT), além dos vereadores Rinaldo Júnior (PSB) e Osmar Ricardo (PT). Segundo eles, a conduta dos colegas viola os princípios do decoro parlamentar.

Caso a Comissão de Ética da Câmara aceite o pedido, os dois vereadores poderão ser advertidos ou suspensos por até 30 dias.

Relacionados

Câmara aprova aumento no número de deputados federais e Amazonas ganha duas vagas

Ingrid Galvão

Corrida pela Aleam em 2026 tem primeiros nomes lembrados, aponta pesquisa

Ingrid Galvão

VÍDEO: Mulher branca, bonita e rica, incomoda todos vocês”, diz vereadora em sessão da Câmara de São Paulo

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais