Um grupo de vereadores da Câmara Municipal do Recife protocolou um processo administrativo contra Gilson Machado Filho e Thiago Medina, ambos do Partido Liberal (PL), por possível quebra de decoro parlamentar. A denúncia se baseia em um vídeo gravado durante uma sessão oficial no dia 29 de abril.
Nas imagens, os dois parlamentares fazem comentários sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e mencionam o acidente de trabalho sofrido por ele, ainda na época em que era operário — ocasião em que perdeu um dedo da mão esquerda. Gilson chega a dizer: “Thiago, tava pensando aqui… nunca vi, até hoje, alguém levar uma facada fake. Agora, perder um dedinho pra se aposentar”. Medina complementa a fala sugerindo que o acidente teria sido forjado.
Em seguida, Gilson ainda pergunta “onde está o dedo que Lula perdeu?” e faz um gesto obsceno.
A representação foi assinada pelas vereadoras Cida Pedrosa (PCdoB), Jô Cavalcanti (PSOL), Liana Cirne (PT) e Kari Santos (PT), além dos vereadores Rinaldo Júnior (PSB) e Osmar Ricardo (PT). Segundo eles, a conduta dos colegas viola os princípios do decoro parlamentar.
Caso a Comissão de Ética da Câmara aceite o pedido, os dois vereadores poderão ser advertidos ou suspensos por até 30 dias.