Portal Castello Connection
Mundo

VÍDEO: Conflito na Caxemira reacende crise entre Índia e Paquistão e deixa quase 40 mortos

Os ataques deixaram pelo menos 26 mortos do lado paquistanês e 12 do lado indiano, no que já é considerado o maior confronto entre os dois países nas últimas duas décadas.

(Foto: Reprodução/vídeo)

Os confrontos entre Índia e Paquistão voltaram a escalar após ataques aéreos indianos na região da Caxemira, na terça-feira (6/5). Nova Délhi lançou bombardeios contra áreas sob controle paquistanês, e o país vizinho respondeu com fogo de artilharia e derrubou cinco caças indianos nesta quarta (7).

Os ataques deixaram pelo menos 26 mortos do lado paquistanês e 12 do lado indiano, no que já é considerado o maior confronto entre os dois países nas últimas duas décadas.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Segundo o Ministério da Defesa da Índia, nove alvos foram atingidos, incluindo pontos estratégicos na Caxemira controlada pelo Paquistão. O governo indiano afirma que a operação foi uma resposta ao atentado de 22 de abril, quando 26 turistas foram assassinados em um resort. Nova Délhi atribui o ataque a grupos extremistas com base no Paquistão, que nega envolvimento.

As autoridades indianas disseram que a ofensiva foi “ponderada e não-escalonada”, sem atingir instalações militares. Mesmo assim, a tensão aumentou rapidamente: hospitais foram colocados em alerta e os disparos de artilharia continuam na região.

China e Reino Unido já ofereceram ajuda para mediar o conflito. ONU, Estados Unidos, França e Rússia pediram moderação às duas potências, ambas com arsenal nuclear.

A disputa pela Caxemira, região de maioria muçulmana, é antiga e já provocou várias guerras entre Índia e Paquistão desde a independência dos dois países, em 1947.

Com informações de Metrópoles.

Relacionados

Suspeito de matar ativista pró-Trump é preso em Utah

Ingrid Galvão

Tarifaço: Missão empresarial aos EUA foi “positiva”, avalia presidente da CNI

Brasil 61

“Empresas americanas se beneficiaram das políticas brasileiras”, afirma embaixador em audiência nos EUA

Brasil 61

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais