A vereadora Cris Monteiro (Novo) gerou grande polêmica durante a sessão da Câmara Municipal de São Paulo nesta terça-feira (29), ao declarar que estava sendo vaiada por ser “uma mulher branca, bonita e rica”. A fala provocou reações de indignação dos manifestantes presentes, que gritaram “racista” durante a discussão sobre o reajuste salarial dos servidores municipais.
Em seu discurso, Cris afirmou: “ELES ESTÃO ME ENFRENTANDO […] AGORA, QUANDO VEM UMA MULHER BRANCA AQUI FALAR A VERDADE PARA VOCÊS, FICAM TODOS NERVOSOS, PORQUE UMA MULHER BRANCA, BONITA E RICA INCOMODA TODOS VOCÊS”. A declaração gerou um tumulto e a sessão foi interrompida por mais de 20 minutos.
Após a repercussão negativa, a vereadora pediu desculpas, afirmando que não teve a intenção de ofender ninguém. Em nota, sua assessoria reforçou que Cris sempre pautou sua atuação pelo respeito e o diálogo. Essa não é a primeira vez que Cris Monteiro se envolve em controvérsias; em 2021, foi protagonista de um episódio de agressão mútua com outra vereadora.
Veja o vídeo: