Começa nesta sexta-feira (4) a 1ª Virada Amazônica – Arte e Sustentabilidade, que até 13 de julho vai promover um intercâmbio cultural com espetáculos premiados e oficinas artísticas em Manaus e nas comunidades ribeirinhas do Rio Negro. A programação une teatro, oficinas culturais e troca de saberes, buscando aproximar arte, cultura e sustentabilidade.
Serão 11 apresentações teatrais nacionais em espaços como o Teatro Amazonas e o Centro Cultural Palácio da Justiça, ambos em Manaus, além das comunidades Tumbira e Santa Helena do Inglês, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, em Iranduba, a 64 km da capital.
Entre os destaques está o espetáculo premiado “Manaós – Uma Saga de Luz e Sombra”, da Trupe Ave Lola, que abre a programação com sessões nos dias 4, 5 e 6 de julho no Teatro Amazonas. A peça narra a Manaus de 1911, em plena era da borracha, a partir das trajetórias de três mulheres de diferentes origens.
“Estamos honrados em apresentar ‘Manaós’ na Virada Amazônica, um espetáculo que construímos com profundo carinho sobre uma região que me constitui como pessoa. Queremos compartilhar essas realidades amazônicas que são parte fundamental do Brasil”, afirma Ana Rosa, diretora do espetáculo e da Ave Lola.
A apresentação desta sexta-feira, às 20h, será fechada para estudantes de escolas públicas, pessoas de baixa renda e PcDs. Interessados devem entrar em contato pelo WhatsApp +55 41 98834-2382 (Carlos Becker). Nos dias seguintes, as apresentações serão pagas.
Já nas comunidades ribeirinhas, moradores poderão assistir gratuitamente aos espetáculos “As Cores da América Latina”, do Panorando Cia e Produtora, e as estreias de “Romeu e Julieta” e “Capivaras Rebeldes”, ambos do Ave Lola.