Para reequilibrar as contas do estado, o governador Wilson Lima (UB) anunciou nesta quarta-feira (16) medidas para conter os gastos públicos. Ele também realizou mudanças em cinco secretarias e uma agência pública e criou uma nova pasta. O anúncio foi realizado em coletiva de imprensa na sede do governo, zona Oeste de Manaus.
De acordo com Wilson, desde a ano passado era visualizada uma queda de arrecadação em virtude das alterações na política de cobrança de impostos referentes aos combustíveis. Desde lá, o estado acumula quedas na arrecadação de Imposto de Circulação de Mercadorias (ICMS) e do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

Nos próximos dias será publicado um decreto otimizando gastos, preservando os investimentos na área social, saúde, educação e infraestrutura. Segundo Wilson, a convocação dos aprovados em concursos públicos, em especial da segurança pública, não será prejudicada e alguns já devem ser chamados até o fim do semestre.
“O contrato que vamos baixar prevê a redução dos contratos em 25% e aí são contratos de locação material de consumo e permanentes, serviços de telecomunicações permanentes, tecnologia da informação, pagamentos de dias e horas extras, redução de despesas de aluguel de carro, embarcações, aeronaves, redução do uso de combustíveis. São algumas das medidas que nós estamos tomando”, reforçou Wilson Lima.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
Mudanças no secretariado
Também foram anunciadas as nomeações de novos titulares das pastas do governo do Amazonas. Veja como ficou:
– Daniel Borges para a Secretaria de Produção Rural (Sepror);
– Vanderlei Alvino para a Instituto de Desenvolvimento do Amazonas (Idam);
– Bruno Benaserra na Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social (Adeesam);
– Ian Ribeiro na Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (AmazonasTur);
– Serafim Corrêa na Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti);
– Roney Peixoto, na recém-criada pasta de Energias Renováveis, Mineração e Gás.
*A Crítica