Portal Castello Connection
Brasil

WorldSkills Américas: Brasil é o grande campeão do maior torneio de educação profissional do continente

Com um total de 18 medalhas conquistadas na 6ª edição da WorldSkills Américas, o Brasil se consagrou como o grande campeão do maior torneio de educação profissional do continente. A competição foi realizada entre os dias 3 e 8 de novembro, em Santiago, no Chile.

No total, a delegação brasileira conquistou 15 medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze. A equipe foi representada por competidores dos estados de São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Norte.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

O coordenador Técnico da WorldSkills Brasil, Anderson Scarlassara, explica que essas competições visam aprimorar a qualidade da educação profissional, ao expor os competidores a desafios práticos alinhados a normas e tecnologias atuais.

“Este é um momento estratégico para identificar oportunidades de melhoria, tanto nas competências técnicas, quanto nas competências interpessoais, contribuindo para o permanente desenvolvimento da educação profissional no Brasil”, afirma.

Segundo Scarlassara, além de permitir a demonstração das competências técnicas dos alunos, a participação da delegação brasileira na WorldSkills Américas possibilita comparar a qualidade do ensino nacional com a de outros países. Na avaliação dele, devido ao desempenho dos brasileiros em outras edições, já há uma expectativa positiva em relação à premiação.

“A expectativa do SENAI em relação aos competidores é sempre alta no que diz respeito a conquistas de medalhas, refletindo a qualidade da nossa educação profissional e o histórico positivo do Brasil nas competições internacionais. No entanto, não é possível prever a quantidade de premiações, já que outros países também estão sempre inovando e podem apresentar melhores práticas”, afirma o coordenador.

Confira as ocupações e os respectivos medalhistas premiados:

Medalhas de ouro

  • Cabeamento de Redes: Luiz Fernando Barbosa Santos
  • Mecatrônica: Arthur Maia e Daniele Oliveira
  • Desenho Mecânico CAD: Welinton Mendonça
  • Soluções de Software para Negócios: Artur Fiorentino
  • Soldagem: Felipe de Souza Rocha
  • Controle Industrial: Kawan Costa Alves de Souza
  • Construção em Alvenaria: Davi da Silva Aleixo Ignacio
  • Robótica Móvel Autônoma: Arthur Barud e Gustavo Alves
  • Confeitaria: Maria Alves
  • Tecnologia Automotiva: Kauan Henrique Martinello Nazario
  • Gestão de Redes PC: Luan Batista
  • Indústria 4.0: João Victor Caliaro e Gustavo de Sousa
  • Segurança Cibernética: Arthur Abreu e João Farias
  • Sistema de Energia Fotovoltaica: Leandro Lavezo Jr. e Eduardo Urbatan
  • Usinagem CNC: Alisson Genova

Medalha de prata

  • Tecnologia Web: André Basílio

Medalhas de bronze

  • Instalações Elétricas Prediais: Rhuan Ferreira Barra
  • Irrigação Técnica: Gabriel R. de Souza e Heitor Freitas Castro

Ao todo, mais de 300 participantes estiveram presentes no evento. Entre eles estavam competidores, especialistas e delegados técnicos de 12 países, além do Brasil, que competiu em 19 das 20 modalidades da competição.

Sobre a WorldSkills Américas

A WorldSkills Americas promove um evento competitivo a cada dois anos. A competição reúne 26 países membros. Cada nação envia uma delegação de estudantes competidores com idades entre 15 e 24 anos.

Faturamento da indústria recua 1,3% em setembro, revela estudo da CNI

CNI: Selic em 15% impede crescimento da economia e deixa Brasil isolado no contexto internacional de juros reais

O propósito do evento é apresentar testes técnicos com altos padrões competitivos, possibilitando que os participantes enfrentem os mesmos desafios que seus colegas em eventos regionais na Europa, Ásia e África.

A ideia é inspirar os jovens a desenvolver uma paixão por habilidades e a buscar a excelência por meio de treinamentos e competições. Os organizadores também desenvolvem competências por meio de padrões globais de formação, sistemas de avaliação comparativa e um método eficaz de consulta ao setor da indústria.
 

Pixel Brasil 61

Relacionados

Justiça decreta falência da operadora Oi

Thayná Sousa

Cenário respiratório exige atenção: influenza A em alta no Sudeste e alerta para fim de ano, aponta Fiocruz

Brasil 61

Banana a R$ 9,90? Vídeo em aeroporto de SP gera comparações com preços da COP30 em Belém

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais