Dezenas de casas foram atingidas por alagamentos devido ao grande volume de chuva registrado nesta segunda-feira (25), feriado de Natal, em Manaus. No Beco Cacau Pirera, bairro São José Operário, Zona Leste de Manaus, moradores tiveram suas casas invadidas pela água e pela lama.
Segundo a Defesa Civil de Manaus, a Zona Leste foi a área mais afetada pela chuva, concentrando três das seis ocorrências formalizadas. Outras duas ocorreram na zona Sul e também na zona Centro-Sul, todas sem vítimas lesionadas.
Ainda segundo a Defesa Civil, o bairro com o maior volume de chuva foi o Mauzinho, também na Zona Leste, que teve um acumulado de chuva de 84,89 milímetros. Em seguida, ainda na Zona Leste, aparece o bairro Colônia Antônio Aleixo, com 37,40 mm, como o segundo mais atingido pela chuva.
Outros dois bairros fortemente atingidos pela chuva estão na Zona Norte da cidade: a região do Igarapé do Mindu, no bairro Cidade de Deus, com um acumulado de chuva de 47,60 mm, e o bairro Santa Etelvina, com 33,03 mm de chuva acumulada.
Em nota, a Defesa Civil informou que equipes da Secretaria-Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), estiveram nas ruas, em atendimento às ocorrências. Os trabalhos foram acompanhados pelo diretor de Operações da Sepdec, José Mendes.
Apesar dos danos materiais, a Defesa Civil afirmou que de todas as ocorrências registradas nesta segunda-feira (25), nenhuma houve vítimas.
E nos próximos dias, a chuva deve continuar na capital amazonense. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para esta terça-feira (26), a previsão é de “muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas”.
*Fonte: A Crítica