Portal Castello Connection
EconomiaGeral

Ambipar investe R$100 milhões em equipamento de mineração urbana

Essa é a segunda planta criada pela empresa para a mineração urbana, que consiste na extração de materiais ferrosos e não-ferrosos de equipamentos eletrônicos.

Foto: Divulgação

Foi inaugurada na quarta-feira (27), a maior planta de mineração urbana da América Latina, localizada na unidade da multinacional Ambipar em São José dos Campos, a 80 km de São Paulo. Com investimento de R$ 100 milhões, o equipamento é voltado para a manufatura reversa de eletrônicos, tendo a capacidade de processar cerca de 80 mil toneladas por ano.

Essa é a segunda planta criada pela empresa para a mineração urbana, que consiste na extração de materiais ferrosos e não-ferrosos de equipamentos eletrônicos, sendo essa voltada para a descaracterização de equipamentos de médio e grande porte, como fogão, máquina de lavar e micro-ondas, além de produtos da linha marrom, azul e verde. A primeira planta processa materiais eletrônicos de pequeno e médio porte.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

De acordo com Marcelo Oliveira, head da unidade de mineração urbana da Ambipar Environment, os materiais reciclados na unidade são coletados pelas empresas fabricantes dos eletroeletrônicos, cooperativas e Ponto de Entrega Voluntária (PEVs) de todo o Brasil.

A partir daí dá-se início ao processo de manufatura reversa, aonde são separadas matérias-primas como plástico, ferro, alumínio, cobre, latão, placas eletrônicas e inox, para posteriormente serem reinseridos no mercado para a fabricação de novos produtos (economia circular), em um processo que é filmado e auditado.

“Recebemos todo o tipo de material, do mais pequeno ao grande, da pilha a geladeira. Tudo vem para cá. São mais de 10 mil toneladas por ano e a ideia é chegar até os 30 mil em dois anos”, disse Marcelo em entrevista.

“Qualquer equipamento hoje que tenha metal na indústria temos tecnologia no Brasil hoje [para dar a destinação correta]. O Brasil estava trinta anos atrasado dentro desse mercado, não estamos mais, temos toda a tecnologia de ponta que surge na Europa”, continuar o heard da unidade de mineração urbana da Ambipar Environment.

 

Com a nova planta, foram criados 30 novos empregos, totalizando 140 na unidade de São José dos Campos. A expansão da planta está em linha com os desafios da economia circular no Brasil, já que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), estabelece aos fabricantes e importadores a meta de 17% em 2025 para coleta de produtos de consumidores finais descartados em referência ao volume vendido de produtos em 2018.

“É fundamental que a gente tenha não só essa, como outras unidades para fazer a gestão correta, segura e de qualidade dos resíduos eletroeletrônicos do país. Precisamos disso [coleta urbana] para evitar riscos ambientais, problemas de saúde da população e fazer com que a nossa indústria seja líder em sustentabilidade, utilizando esses recursos que são produzidos em unidades como essa”, afirma o vice-Presidente de Sustentabilidade da Ambipar, Rafael Tello.

 

Mineração Urbana

O Brasil é o segundo maior criador de lixo eletrônico das américas, com uma produção de 20 milhões de toneladas anuais, perdendo apenas para os Estados Unidos. É buscando diminuir esses números que surge o conceito da Mineração Urbana, que não vem para competir com a tradicional, mas busca complementa-la.

“O nosso objetivo é contribuir com a redução da emissão dos gases de efeito estufa na atmosfera e a contaminação do solo. O processo de recuperação e tratamento adequado desse tipo de resíduo permite preservar os recursos naturais e evita a extração de novas matérias-primas necessárias para indústria”, explica Marcelo.

 

Sobre a Ambipar

A Ambipar é uma multinacional brasileira líder global em soluções ambientais e investe e opera projetos de descarbonização, economia circular, transição energética e regeneração ambiental, presente em 40 países e com mais de 20 mil colaboradores. A companhia tem ações listadas na B3 (AMBP3) e na Bolsa de Nova York (AMBI).

*Fonte: Acrítica

Relacionados

Quase 80% das famílias do Brasil estão endividadas

Thayná Sousa

Mutirão da Febraban permite renegociar dívidas com bancos até 30 de novembro

Ingrid Galvão

Igualdade salarial ainda avança pouco, apesar do aumento de mulheres no mercado de trabalho

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais